#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

“Meta é criar pelo menos 50 mil empregos em Natal nos próximos quatro anos”, defende Márcia na CDL

marcia-maia-psdb-rn-na-cdl-foto-ass-300x200A candidata a prefeita de Natal Márcia Maia (PSDB-RN) esteve nesta quinta-feira (8) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) para dialogar com os empresários do segmento. A tucana apresentou suas ideias para fazer a economia e o comércio de Natal voltarem a crescer, entre elas a meta de criar pelo menos 50 mil empregos na capital nos próximos quatro anos.

O crescimento e a geração desses empregos na cidade ocorrerá, de acordo com o planejamento da candidata, a partir do fortalecimento do turismo com a atração de eventos e novos negócios, além do estímulo à atividade turística no viés histórico-cultural e religioso. Márcia destacou ainda a importância da revisão do Plano Diretor, cuja atualização deveria ter ocorrido há cinco anos, como uma maneira de impulsionar a construção civil.

“Vamos criar 50 mil empregos nos próximos quatro anos com uma política arrojada em diversos segmentos. Além do turismo e da perspectiva da construção civil, vamos promover a retomada dos programas de incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional, inclusive com foco nas novas tecnologias, além da própria melhoria da infraestrutura nas áreas comerciais, o que impulsionará de forma positiva a circulação de pessoas e consequentemente o próprio consumo”, afirmou.

Além disso, a candidata tucana destacou um plano de reestruturação do Alecrim, que não sofre qualquer intervenção da prefeitura há 15 anos. “Temos um capítulo especial em nosso plano de governo para o comércio do Alecrim. Esse bairro possui mais de 35 mil funcionários, 2.003 profissionais autônomos e 6,5 mil empresas instaladas. É mais do que urgente que a região detenha um olhar especial da gestão municipal, porque passam pelo bairro anualmente quase 3 milhões de pessoas, sendo 150 mil por dia”, destacou a deputada estadual.

Entre os projetos para o bairro, estão a construção de um Centro Popular para os comerciantes autônomos, implantação de estacionamentos subterrâneos e verticais e reordenamento das calçadas para um melhor trânsito de pedestres. Segundo a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), o Alecrim é responsável por arrecadar aproximadamente 44% do ICMS que é gerado na capital.

Na visão de Márcia, a falta de estacionamento público ou privado pode ser sanada, já que o bairro possui nove terrenos que podem ser usados como estacionamentos. “Como prefeita, vou realizar a recuperação do Alecrim a partir de uma conjunção de iniciativas. É preciso desobstruir as calçadas e fazer um Centro Comercial Popular adequado, com amplos espaços para o público, fácil acesso, sanitários adequados, praça de alimentação, estacionamentos e salas comerciais no pavimento superior”, detalhou.

A tucana também respondeu perguntas dos lojistas presentes e destacou algumas de suas ideias para os setores de turismo e planejamento urbano. Um dos objetivos da deputada estadual, assim que assumir a prefeitura de Natal, é fortalecer o turismo com uma ação forte e permanente de divulgação e de promoção do destino, dentro e fora do Brasil. “Temos que diversificar o nosso produto turístico fortalecendo o turismo de eventos, de esportes, histórico e cultural. Também com a retomada de projetos como o Hotel Barreira Roxa, para promover a qualificação profissional deste setor”, disse.

Márcia reforçou ainda a necessidade da revisão do Plano Diretor, implantado há 10 anos e que há 5 deveria ter sido revisado. Além disso, defendeu uma reestruturação da mobilidade urbana de Natal, que atingiria diretamente o setor do comércio.

*Da Assessoria de Imprensa da candidata Márcia Maia