#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

Rose é a primeira candidata a apoiar causa animal

rose (1)A candidata à Prefeitura da Capital, Rose Modesto, esteve reunida com cinco ONGs de proteção animal de Campo Grande – Fiel Amigo, Abrigo dos Bichos, Vira- Latas, Cão Feliz e Grupo Ammar CG – cuidadores independentes e o candidato a vereador Pedro Spina (PSDB) para discutir propostas para a causa nesta quarta-feira (7). Os participantes apresentaram sugestões e solicitaram encaminhamentos.

Cerca de 65% das casas na Região Centro Oeste têm cão ou gato segundo a PNAD 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE. Hoje, o principal problema em Campo Grande, no entanto, é o alto número desses animais abandonados. Os bichos ficam entregues à própria sorte, vítimas de maus tratos, fome, frio, e também, muitos doentes com carrapatos ou leishmaniose. Para o voluntário na ONG Fiel Amigo, Jocimar Reis, o cenário poderia ser diferente com a prevenção. “Faltam políticas públicas de castração e conscientização de posse responsável”, explicou.

Entre as reivindicações dos voluntários, está a criação de um Hospital Público Veterinário, e um convênio com clínicas e faculdades para atendimento para ONGs e população carente. Ainda, os participantes criticaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por oferecer castração somente para gatos, e por priorizar a eutanásia dos animais com leishmaniose no lugar do tratamento. Em 2013, 17,5 mil cães doentes foram mortos na Capital por conta da doença, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a eutanásia deve ser a última opção. Os voluntários também denunciam que existe um projeto de Castra Móvel no CCZ, no entanto, nenhum deles consegue informações sobre o paradeiro do veículo.

Diante da situação, a candidata Rose Modesto, da Coligação Juntos Por Campo Grande (PSDB-PR-PDT-PSB-PRB-PSL-SD), assumiu o compromisso de garantir a prevenção. “Discutiremos a saúde pública em Campo Grande incluindo pessoas e bichos. Vamos assumir os compromissos e ter a castração como um projeto nosso. Como não dá para construir um hospital rapidamente e já em funcionamento, temos de trabalhar com parcerias com as clínicas. Nós podemos trabalhar com uma tarifa social, já que o Município não tem, de primeira mão, uma estrutura”, disse.

Para a presidente da Fiel Amigo, Laura Cristina Garcia Brito, o compromisso de Rose com a causa é importante, já que as ONGs de proteção animal enfrentam inúmeros desafios. “Nossa dificuldade é muito grande, não temos um hospital público para animais, estamos enxugando gelo”, disse. Jocimar Reis complementa que é “a primeira vez que um candidato à Prefeitura vem para a causa. A Rose sabe, acompanha as nossas feiras de adoção”, pontuou.

Ao final da reunião, uma comissão foi formada entre voluntários e a candidata, que também é vice-governadora. O objetivo é se reunirem com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, para discutirem a possibilidade de criação de uma delegacia especializada em crimes envolvendo animais.

*Do portal do PSDB-MS