Principal programa de alfabetização idealizado pelo PT cumpre apenas 10% do previsto

EDUCACAOO principal programa de alfabetização para adultos no país encontra-se abandonado. O Brasil Alfabetizado disponibilizou apenas 10% das vagas previstas para ensinar pessoas com mais de 15 anos a ler e escrever. Os cortes sofridos no orçamento da Educação desde o ano de 2014 explicam o caos nesse setor. Há dois anos, o programa tinha R$ 375 milhões em recursos. No ano passado o investimento foi de R$ 217 milhões. Já em 2016, as verbas caíram para pouco mais de R$ 100 milhões. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) afirma que o governo do PT foi o responsável pela maior parte dos problemas na educação brasileira, por conta da visão eleitoreira que vigorou na gestão Dilma.

“Quando a gente fala de analfabetismo de adultos, nós estamos falando de uma situação que foi fruto da ineficiência gerencial ao longo dos últimos 13 anos na educação brasileira. A partir de 2014, quando o Brasil passou a ter sérias dificuldades na economia, a então presidente Dilma Rousseff e seus ministros turbinaram os programas educacionais. Turbinaram em 200, 300, 400% acima do que o ocorrido em 2013, com um único objetivo: ganhar a eleição de 2014″, afirmou.

No Brasil, existem cerca de 13 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever. O Ministério da Educação afirmou que os cortes no programa Brasil Alfabetizado foram feitos ainda no governo Dilma. O ministro da pasta, Mendonça Filho, disse que vai fazer uma reavaliação do programa como um todo. O deputado Rogério Marinho avalia que houve falta de capacidade gerencial no setor.

“A educação é um processo de gerações. Ou pelo menos de uma geração. Nós não podemos como o governo do PT encarou. A educação é um projeto de nação, de sociedade e país. Eu, por exemplo, acho que não falta dinheiro na educação. O que falta é capacidade gerencial. Mérito na utilização desses recursos. Há muito desperdício de recurso público”, acrescentou.

Alagoas é o estado com o maior índice de analfabetismo do país. 21% da população com mais de 15 anos não sabe ler no estado. Com os cortes no programa, quase 15 mil pessoas vão deixar de ser alfabetizadas em Alagoas.