Ao chegar ao encontro, na sede do PSDB, João Leite agradeceu a todos pela presença e pela oportunidade de escutar a opinião de cada um. “Quero falar pouco. Vou sentar ali. A gente quer ouvir vocês.” A partir de uma dinâmica de trabalho os presentes responderam o que fariam para a Saúde se fossem prefeito da cidade. Questões como resolver a falta de medicamentos e insumos nos postos e hospitais, valorização dos trabalhadores, melhor planejamento e gestão dos serviços, e implantação de políticas públicas de combate às drogas no âmbito da área da Saúde, foram alguns dos pontos levantados.
João Leite falou da sua preocupação com a realidade da saúde pública na cidade e de suas propostas para melhorar o serviço prestado à população. “As pessoas estão sofrendo muito. Fico ouvindo nas ruas a confirmação de várias coisas que deixam a gente muito preocupado: 76% das mortes são provenientes de doenças crônicas. Isso que vocês colocaram, diabetes, pressão alta. É tudo evitável com prevenção”, afirmou.
O candidato enfatizou que em seu governo a promoção e a prevenção na saúde terão atenção especial. “A gente tem, do dinheiro da Saúde, 58% em internação e cirurgia, e apenas 5% vai para a prevenção. Queremos mudar essa prioridade”, lembrou.
No final do encontro, Ronaldo Gontijo também agradeceu e destacou a importância da participação de todos para melhorar a cidade. “Foi um painel construído do fundo do coração. Saímos daqui hoje com muita informação.”
*Do PSDB-MG