NotíciasPolítica

PE: PSDB Mulher disputa 5 prefeituras do Estado e concorre com 251 candidatas a vereadora

seminario PE 1Concluído o registro das candidaturas pela justiça eleitoral, e há pouco mais de um mês da eleição, o PSDB de Pernambuco contabiliza 33 candidatos a prefeito e 26 a vice dos 184 municípios do Estado. Dos 33, oito disputarão a reeleição.

As mulheres também contam com espaço expressivo nas eleições municipais desse ano: o PSDB disputa 5 prefeituras e em outras 5 ocupa o cargo de vice.

As cidades onde as tucanas encabeçam a chapa: Olinda com Izabel Urquiza, Caruaru com Raquel Lyra, Toritama com Lucinha Pereira, Lagoa do Carro com Judite Botafogo e Tacaimbó com Joelma Lima.

Os oito que buscam a reeleição são: Guga Lins em Sertânia, Jorge Alexandre em Camaragibe, Carlos Santana em Ipojuca, Van de Otaviano em Manari, Leonardo Martins em Inajá, Edson Vieira em Santa Cruz do Capibaribe, Josué Vicente em Pombos e João Tenório Júnior em São Joaquim do Monte.

Cidades importantes do Estado também contarão com candidaturas próprias do PSDB como são os casos do Recife com o deputado Daniel Coelho, do Cabo de Santo Agostinho com o deputado Betinho Gomes e de Gravatá com Joaquim Neto.

O PSDB-PE também investiu pesado nas candidaturas a vereador. O partido concorrer em 121 cidades, dos 184 municípios pernambucanos, com 786 candidatos às câmaras municipais. Desse total, 251 são mulheres.

Para o presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Antônio Moraes, apesar das dificuldades pela falta de instrumentos de articulação, principalmente em cidades mais interioranas, o partido conseguiu mobilizar as pessoas através da campanha de filiação, graças ao bom momento que o PSDB atravessa no cenário político atual. Acredita o tucano, que a tendência da legenda é a de ampliar seu crescimento a partir dessas eleições municipais.

Numa demonstração de força e tradição, o PSDB terá em todas as regiões do país 34.941 candidatos, representando mais de 7% do total de postulantes aos cargos nas eleições de outubro. No Nordeste são 6.807 candidatos a prefeito. As candidatas somam mais de 10 mil: são 202 postulantes ao cargo de prefeita, 192 ao de vice-prefeita e 10.407 ao de vereadora.

*Da Assessoria do PSDB-PE