Notícias

Impeachment: 48 senadores já declararam apoio ao afastamento definitivo de Dilma

plenario senado foto agencia senadoO julgamento final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff começa nesta quinta-feira (25) no Senado. Até agora, 48 dos 81 senadores já declararam publicamente que irão votar a favor do afastamento definitivo da petista. A expectativa é que no dia da última votação esse número aumente para 61.

Segundo reportagem publicada nesta terça-feira (23) pela Folha de S. Paulo, nove parlamentares ainda não querem pronunciar publicamente como pretendem votar. No entanto, seis destes votaram favoravelmente à continuidade do processo contra Dilma. Para que a petista deixe definitivamente o comando do país, são necessários dois terços do Senado, ou seja, 54 votos.

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) está confiante e acredita que os votos a favor do afastamento ultrapassarão a margem necessária. “Se voltarmos atrás nesta altura do campeonato é apostarmos no caos. Os senadores terão maturidade e responsabilidade neste momento. Minha expectativa é de que Dilma saia da Presidência para continuarmos caminhando rumo à recuperação do nosso país”, disse.

Os primeiros dois dias do julgamento final serão destinados aos discursos das testemunhas de acusação e defesa. No dia 29, segunda-feira, Dilma irá ao Senado pessoalmente para apresentar sua defesa e ser questionada pelos senadores. No dia 30, terá início a penúltima fase do processo. Todos os 81 senadores poderão discursar por 10 minutos cada. A expectativa é que a votação termine na madrugada de quarta-feira (31).