Notícias

Dilma não cumpre promessa e deixa 70% das crianças brasileiras sem creches

DivulgaçãoApós a presidente afastada Dilma Rousseff não cumprir a promessa de ampliar o número de creches no país, 70% das crianças brasileiras que precisam de creches públicas não conseguiram vagas este ano. Das 6 mil creches prometidas pela petista durante a campanha eleitoral de 2010,  2.400 estão em construção, e 57% delas não chegaram nem na metade das obras, como revela reportagem do Bom Dia Brasil, da TV Globo. Os números afastam cada vez mais a meta do Plano Nacional de Educação, que era colocar no mínimo 50% das crianças em creches até o ano de 2024.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) afirma que esse número é o reflexo do descaso do governo petista  com a educação. O tucano ainda cobra do atual governo prioridade à educação infantil.

“É um número que joga no lixo o nosso futuro e compromete essas novas gerações. Esse dado de que as obras estão em atraso já diz que não existe prioridade federal para creches. O governo do PT certamente falhou. E falhou muito. Porque experimentou um período economicamente muito rico e poderia ter investido no que é essencial, que é a educação infantil, que é a creche. O atual governo precisa se comprometer em priorizar absolutamente a educação infantil”, afirmou o deputado.

A neta da merendeira Domingas Souza tem 2 anos 2 meses e espera por uma vaga há 1 ano e meio. A mãe da criança trabalha o dia inteiro e, enquanto não consegue uma creche pública, a menina fica sob os cuidados de uma amiga da família. Domingas afirma que já até entrou com uma ação no Ministério Público e se revolta ao falar da situação.

Somente no Distrito Federal, a fila de espera por uma vaga em creche pública tem 18 mil crianças. Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, doze creches estão inacabadas. Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, as famílias esperam há 1 ano e 8 meses pela entrega de dez creches, cinco nem saíram do papel, as outras cinco estão paradas.

“Quem ganha um salário mínimo tem condições de pagar uma creche? Não tem. Eu acredito que o governo vai tomar uma atitude para resolver o problema das mães. Das mães que estão precisando da creche. Não é só o caso da minha neta. É um direito da criança. É o direito da criança ter creche. Não é isso? E esse direito foi pra onde? Eu queria que o governo tomasse uma atitude já.”

Clique aqui para ler a íntegra da matéria do Bom Dia Brasil.