Notícias

#SemanaMundialdoAleitamentoMaterno – Programação reúne ‘mamaço’ e dicas de amamentação no Amapá

Foto: Corbis
Foto: Corbis

Foto: Corbis

Campanha inclui atividades em escolas públicas em Macapá.
Semana do Aleitamento Materno ocorre até o dia 5 de agosto na capital.

Jéssica AlvesDo G1 AP

Campanha divulga a importância do leite materno nos 6 primeiros meses de vida

Iniciou nesta terça-feira (2) a Semana do Aleitamento Materno no Amapá, que segue até o dia 5 de agosto. Com uma programação voltada para a importância do ato, o evento inclui dicas de aleitamento para mães, além de ações, a exemplo de cinema, rodas de conversa e o tradicional “mamaço”, momento em que várias mães amamentam os filhos de maneira simultânea.
A atividade de abertura reuniu profissionais de saúde no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, em Macapá. A importância da amamentação nos seis primeiros meses de vida e a maneira correta do aleitamento serão temas de destaque durante a campanha.

Segundo a coordenação da Semana do Aleitamento Materno, serão realizadas ações educativas em escolas públicas, stands e orientações sobre aleitamento em pontos comerciais e shoppings da cidade, além de uma sessão especial de cinema para mães e bebês, por meio do projeto Cine Materna.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BHL) no Amapá, Andrea Marvão, o tema “Amamentação: Presente e saudável, futuro sustentável” busca orientar as mães quanto à amamentação sem uso de produtos e artifícios na alimentação do bebê, durante a fase de lactação.

“Após ter um bebê, a mãe fica muito sensibilizada e muitas se acham até incapazes de produzir leite suficiente para amamentar o filho. Mas buscamos mostrar que a amamentação é uma questão de sobrevivência tanto para ela quanto para o bebê. O leite materno em si é completo e saudável para a criança”, enfatizou.

Imagem: Reprodução da TV

Programação busca incentivar a doação de leite materno (Foto: Reprodução/TV Amapá)

Doação

Andréa Marvão enfatiza ainda que a programação busca ampliar o número de doadoras no Banco de Leite Humano, que apesar de ser considerado mediano, não é suficiente para atender a demanda existente.

“Queremos ampliar a quantidade de doadoras no Banco de Leite, que apesar de ser razoável, não é suficiente para o número de bebês que necessitam de leite materno. O ideal para atender a necessidade seria de 300 litros por mês, atualmente são em torno de 180 a 200 litros”, disse.

No Amapá, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia está organizando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece desde 1992 em cidades do mundo com a intenção de dar visibilidade à prática materna e aos benefícios dela.

 

*Publicado originalmente no dia 2 de agosto no site G1