Notícias

PSDB tem 14 parlamentares na lista dos 100 mais influentes do Congresso, aponta Diap

logo-600x400 psdbDos 20 partidos com deputados e senadores na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o PSDB aparece em terceiro, com 14 nomes. O líder na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), é um dos os tucanos que figuram na elite do Poder Legislativo de acordo com estudo lançado nesta quarta-feira (3) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento aponta o PSDB como partido “com grande capacidade de formulação”.

Além de Imbassahy, aparecem os deputados Carlos Sampaio (SP), líder da bancada no ano passado; Domingos Sávio (MG), presidente do PSDB-MG; Marcus Pestana (MG), Paulo Abi-Ackel (MG) e Luiz Carlos Hauly (PR). No Senado, constam na relação o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), além de Antonio Anastasia (MG), Tasso Jereissati (CE), Ricardo Ferraço (ES), Cássio Cunha Lima (PB), Aloysio Nunes Ferreira (SP), José Aníbal (SP) e Flexa Ribeiro (PA).

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades apontadas pelo Departamento, como capacidade de conduzir debates, formular propostas e projetá-las para o centro do debate político.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2016. Como ressalta o Diap, é por isso que ficaram de fora nomes como Bruno Araújo, ministros das Cidades, e José Serra, titular da pasta das Relações Exteriores.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores. Além dos “100 Cabeças”, o Diap divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Pelo PSDB, aparecem nesta lista os deputados Izalci (DF), Daniel Coelho (PE), primeiro vice-líder do partido na Câmara, e Nelson Marchezan Júnior (RS).

*Do portal do PSDB na Câmara