Notícias

“O mundo pode estar prestes a ver seus três mais poderosos países governados por mulheres”, disse Solange Jurema

Curso de capacitação para pré-candidatas do PSDB Mulher do Rio de Janeiro/Foto: Javier/PSDB-RJ
Curso de capacitação para pré-candidatas do PSDB Mulher do Rio de Janeiro/Foto: Javier/PSDB-RJ

Curso de capacitação para pré-candidatas do PSDB Mulher do Rio de Janeiro/Foto: Javier/PSDB-RJ

A presidente nacional do PSDB Mulher esteve no Rio, no último dia 30, para o curso de capacitação de pré-candidatas tucanas

No último sábado, dia 30 de julho, o PSDB Mulher do Rio de Janeiro promoveu o curso de capacitacão de pré-candidatas para as eleições de 2016. O evento, organizado pela presidente Tiana Azevedo, reuniu mulheres de todo o estado para discutir planejamento e temáticas de uma campanha eleitoral, assim como legislação, comunicação e os temas centrais do PSDB, como orçamento, responsabilidade fiscal e o ideário da Social Democracia.

Uma das presenças mais esperadas foi a da presidente nacional do PSDB Mulher, Solange Jurema, que deu ênfase à política de gênero, ressaltando que nenhum país trata de maneira igualitária seus homens e mulheres. E que a desigualdade de gênero favorece a pobreza.

Ela afirmou que o PSDB tem que ser forte na área social, tanto quanto é na área econômica e fiscal, e o foco deve ser a mulher. “A mulher é o núcleo da família. Ela nunca abandona os filhos. Ela é quem tira a família dos momentos de crise através do empreendimento. Ela quem participa da educação dos filhos”, observou.

Jurema também falou das políticas de combate e atendimento à violência contra a mulher. E da necessidade do gênero ocupar os espaços de poder, chamando atenção para o fato de que, com a possível eleição de Hillary Clinton nos Estados Unidos, o mundo pode assistir seus três principais países governados por mulheres, referindo-se também à Inglaterra e à Alemanha.

O evento ainda contou com a participação da ex-secretária nacional do Governo Fernando Henrique Cardoso, Wanda Engel, que falou sobre educação, e como o investimento na educação da primeira infância é um poderoso instrumento de diminuição de desigualdades.

Eliana Piola deu dicas de como planejar a campanha às pré-candidatas e Érika Feller, presidente do PSDB Mulher de Curitiba, falou de comunicação e redes sociais. Igor Abdalla, presidente do ITV-RJ, compartilhou os valores da Social Democracia; o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha fez uma exposição sobre a importância do orçamento público municipal no planejamento de campanha; e Leandro Frota falou sobre Legislação Eleitoral.

*Da Assessoria do PSDB-RJ