Notícias

Desemprego e recessão castigam duramente as brasileiras chefes de família

seguro_desemprego_1-300x197Brasília (DF) – A face mais negra da herança das administrações petistas que desde o ano passado açoita a população sob a forma de crise econômica e carestia, agora penalizacastiga ainda mais as brasileiras, especialmente as que sustentam sozinhas suas casas. Segundo matéria publicada na edição desta segunda-feira (01) pelo jornal Folha de S.Paulo, o desemprego provocado pela recessão, que já dura dois anos, atinge agora duramente os chefes de família.

Dados do IBGE mostram que os chefes de família (homens e mulheres), respondem por 45% dos funcionários com mais de dois anos na mesma empresa. Essa faixa normalmente é poupada por ter mais experiência e vínculo com seu empregador.

Entretanto, na recessão atual o quadro mudou e foi esse justamente o grupo mais afetado pelo desemprego no ano passado, representando um terço do total das demissões, segundo informa levantamento do economista Sérgio Firpo, do Insper.

Pior marca desde 2002, a taxa do desemprego entre os chefes de família subiu 72%, entre meados de 2014 e o primeiro trimestre de 2016.

Essa notícia é especialmente trágica para as brasileiras, já que dados divulgados pelo IBGE em dezembro de 2015, mostram que cerca de 40% dos lares brasileiros são chefiados por elas que, por sua vez, recebem 30% a menos pelo mesmo cargo e função. Não é difícil imaginar o efeito que o desemprego dessas mulheres exercerá sobre a educação de seus filhos e sua expectativa de um futuro melhor, para suas famílias e para elas próprias.

Leia a matéria aqui.