Notícias

PSDB pretende ampliar número de prefeituras no país

BANDEIRAS-O PSDB espera ampliar o número de prefeituras no país nas eleições municipais deste ano e se consolidar como uma das maiores legendas do país. Em 2012, o partido elegeu mais de 700 prefeitos, sendo quatro de capitais: Manaus, Belém, Teresina e Maceió.

Sudeste

Principal centro econômico do país, São Paulo terá como candidato do PSDB à prefeitura da cidade o empresário João Doria. O nome dele foi oficializado no último fim de semana. Em convenção realizada no domingo (24), o tucano ressaltou que a união de ideias é um aspecto essencial de sua coligação, intitulada “Acelera São Paulo”.

“Vamos nos unir cada vez mais e agregar valores dentro do nosso partido”, afirmou Doria, que terá como candidato a vice-prefeito o deputado federal Bruno Covas (PSDB-SP), neto do ex-governador Mário Covas, um dos nomes mais importantes da história do PSDB e de São Paulo.No Rio de Janeiro, segunda maior capital do Brasil, o deputado estadual Carlos Osório foi escolhido pelos tucanos para concorrer à prefeitura. Durante o evento que oficializou sua candidatura, realizado na manhã do último sábado (23), ele destacou os desafios que o novo prefeito da cidade terá que enfrentar.

“Recebi a homologação de minha candidatura a prefeito com humildade e emoção. Nosso objetivo é mudar a direção da Prefeitura do Rio, levantando os tapumes das obras e priorizando a atenção às pessoas e o bom funcionamento dos serviços públicos. O desafio será criar uma nova agenda para a cidade, sair da crise e fazer o Rio se reencontrar com seus sonhos e vocações”, disse o Osório.

Já em Belo Horizonte o PSDB lançará o deputado estadual João Leite. A convenção partidária na quinta-feira (28) confirmará o nome do tucano. Para o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, Leite é “um dos mais qualificados parlamentares da sua geração, conhecedor profundo da realidade de Belo Horizonte e de Minas Gerais”.

Nordeste

No Recife, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) foi anunciado oficialmente como candidato à prefeitura no último domingo (24). Em convenção realizada na sede estadual do partido, o parlamentar afirmou que sua chapa está “à altura do que o Recife merece”.“O Recife é uma bela cidade, nosso povo é guerreiro e merece muito mais do que a atual gestão está fazendo. Vamos apresentar um programa de governo colaborativo, moderno, que trate da eficiência que a cidade precisa. Não dá mais para continuar a fazer política exclusivamente para os políticos, não dá para colocar na mesa de negociação a saúde, a educação, a segurança das pessoas. O que a gente precisa é escolher os melhores quadros e mais competentes para gerir a cidade”, anunciou o tucano.

Em Maceió, o nome de Rui Palmeira será confirmado como o candidato à reeleição para a prefeitura da cidade. A oficialização acontecerá no próximo sábado (30), durante convenção do partido. Palmeira venceu as eleições em 2012 e, desde então, implantou uma gestão transformadora na capital de Alagoas, com realizações como a construção de creches, a entrega de novos ônibus escolares, o fornecimento de merenda saudável e a evolução da qualidade no ensino dos níveis infantil e fundamental.

Outro tucano que disputará a reeleição é Firmino Filho, de Teresina. Ele busca seu quarto mandato na cidade para dar continuidade a ações como a construção de diversos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o início de seu mandato, a capital conseguiu captar R$ 844,8 milhões em investimentos. O recurso está sendo usado em obras das mais diversas áreas: drenagem, saneamento básico, sistema viário e meio ambiente.

A deputada estadual Marcia Maia  foi a escolhida pelos tucanos para disputar a prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito ao lado das principais lideranças do partido no estado durante o Seminário Eleições 2016.

Na oportunidade, a tucana destacou a importância do fortalecimento da legenda a partir da unidade partidária.  “O que nos une aqui é o sonho. É necessário trabalho para superar as dificuldades, as adversidades. Precisamos da unidade do partido. Tem políticos que acham que sabem tudo, que acham que sabem mais do que a população. Aqui temos pessoas que priorizam o diálogo. E a partir desse diálogo com o povo, o PSDB vai compartilhar o sonho de fazer mais pelas cidades do RN”, destacou Márcia.

Sul

A capital Porto Alegre terá como candidato do PSDB o deputado federal Nelson Marchezan Júnior. Aos 45 anos, o deputado vai disputar a sua segunda eleição municipal.Norte

Em Belém, a boa aceitação da administração do prefeito Zenaldo Coutinho fez com que ele fosse indicado pelo PSDB para concorrer à reeleição. Somente em 2014, seu governo investiu mais de R$ 18 milhões na reforma, construção e ampliação de escolas e Unidades de Educação Infantil. Foram beneficiados mais de 72 mil alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino.Também no Norte do país, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, é outro nome do PSDB que deverá disputar a reeleição. Entre as ações de seu governo destacam-se projetos de incentivo à qualificação profissional de jovens e adultos, o fortalecimento da economia solidária e o apoio ao empreendedorismo local. Na Saúde, o prefeito investiu no combate à malária. Virgílio também implantou o Programa de Segurança Alimentar, que oferece alimentação completa aos estudantes.

Em Porto Velho, o PSDB indicou como candidato a prefeito o ex-promotor Hildon Chaves. O nome dele foi confirmado em convenção promovida no último sábado.

Na capital do Acre, Rio Branco,  o tucano Francineudo Costa disputará o cargo de vice prefeito da cidade ao lado do vereador Raimundo Vaz (PR). O evento em que a escolha ficou definida aconteceu na última sexta-feira (22).

Centro Oeste
Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, também já tem um nome oficial tucano para concorrer à prefeitura da cidade. A vice-governadora Rose Modesto recebeu o apoio dos partidos coligados em evento ocorrido no último dia 11. Na ocasião, a pré-candidata disse que, devido à crise político-administrativa, será preciso apostar em uma gestão de planejamento. “Teremos que ser referência em um momento que a política está desacreditada”, afirmou.

Em Goiânia, o nome escolhido pelos tucanos para disputar o cargo de prefeito da cidade  foi o deputado federal Giuseppe Vecci.  O candidato tucano antecipou que seu plano de governo será construído com a participação popular, por meio de uma agenda de visitas em diferentes pontos de Goiânia. “Tudo isso não se faz sozinho, se faz em conjunto e temos condições de apresentar um planejamento para a cidade, uma gestão, e ter propostas que sejam perceptíveis para a população”, afirmou.