Notícias

Luislinda Valois e Juvenal Araújo visitam penitenciária feminina de Brasília

Nesta terça-feira (19/07), a secretária da Igualdade Racial e presidente do Tucanafro Bahia, Luislinda Valois, visitou a penitenciária feminina de Brasília, a Colmeia. O presidente do Tucanafro Brasil e assessor especial da Seppir, Juvenal Araújo, também visitou o presídio.

Durante a visita, a secretária conheceu as alas onde as mulheres em privação de liberdade realizam trabalhos manuais, como costura, e as carceragens, onde ouviu as mulheres.

Acompanharam também a visita a Diretora-Executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF, Vera Lúcia Araújo; o Subsecretário de Igualdade Racial do DF, Vitor Nunes. A visita foi conduzida pela diretora do presídio, Deuselita Martins.

De acordo com o Infopen Mulheres, levantamento nacional de informações penitenciárias do Ministério da Justiça divulgado em novembro de 2015, a maioria das mulheres presas no país (68%) é negra, enquanto 31% são brancas e 1%, amarela.

Quanto à faixa etária, cerca de 50% das mulheres encarceradas têm entre 18 e 29 anos; 18%, entre 30 e 34 anos; 21%, entre 35 e 45 anos; 10% estão na faixa etária entre 46 e 60%; e 1%, tem idade entre 61 e 70 anos.

*Com informações da Seppir