“Uma nova alegria e esperança”, por Solange Jurema

Foto: George Gianni/PSDB

É com enorme alegria e esperança que li, soube e vi nas redes sociais da “Carta das Jovens Tucanas ao Brasil”, lida no 2º Congresso da Juventude do PSDB, realizado em Brasília na semana passada.

Ver nossas jovens tucanas se mobilizarem, se articularem e produzirem um vigoroso e pertinente manifesto de suas ideias, princípios e reconhecimento da luta do PSDB na história política do país é realmente renovador e estimulante.

Na presença do nosso presidente nacional, senador Aécio Neves, nossas jovens tucanas relembram que o PSDB sempre se colocou contra as oligarquias, contra o establishment que se perpetuava no poder tendo a inflação como um perverso instrumento de preservação de seus interesses, com prejuízo à população.

Foi o PSDB quem criou o Real, que derrubou a inflação e criou programas sociais. E isso a juventude não só reconhece como louva como grandes conquistas tucanas.

Foi o PSDB o primeiro partido a criar uma secretaria nacional para as mulheres, o partido que assumiu “o desafio de romper com as desigualdades de gêneros”, nas palavras do manifesto.

A juventude tucana de mulheres quer mais, na luta de gêneros. Quer romper a violência contra as mulheres, quer mais espaços políticos no partido, nos cargos diretivos da juventude, quer acabar com o assédio sexual e moral dentro dos poderes públicos e dos partidos políticos.

Selfie

Crédito: George Gianni e Orlando Brito

As jovens tucanas querem, enfim, combater a discriminação, o preconceito e violência contra as mulheres e, principalmente, serem autoras de seus próprios destinos participando ativamente de todos os espaços de decisões do país.

Querem o Poder de fato, lutam por isso e têm a convicção essencial daqueles que sabem que o novo sempre vem, sintetiza numa frase definitiva da “Carta das Jovens Tucanas” que subscrevo:

“Temos certeza que a juventude e a democracia, substantivos femininos, dentro do partido que mudou a vida dos brasileiros, mudará também a vida de todas as mulheres!”

O futuro é delas!

*Solange Jurema é presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB