Notícias

Ministro da Justiça inaugura laboratório contra corrupção e lavagem de dinheiro em SP

São Paulo - O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, participa de audiência para discutir combate a violência contra a mulher, no Ministério Público de São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Alexandre Moraes discute combate a violência contra a mulherO ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, participou, nesta terça-feira (28), da inauguração do Laboratório de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Superintendência Regional da Polícia Federal, em São Paulo.  Na ocasião, ele ressaltou que o instrumento será usado em cruzamentos de informações das maiores operações da PF em curso no país.

O LAB-LD é um instrumento avançado de investigação, operado por uma equipe composta por policiais que vão processar informações de diversos sistemas de informática ao mesmo tempo, o que permitirá o cruzamento de dados entre instituições financeiras e agentes públicos e privados, formando um organograma da organização criminosa que está sendo investigada.

O processamento dessas informações, que antes eram interpretados manualmente pelos policiais, passa a ser mais ágil e mais preciso, cruzando dados e processando uma grande quantidade de informações diretamente, por meio dos sistemas computacionais de tecnologia avançada.

“A ferramenta nos permitirá o cruzamento de dados entre as operações Acrônimo, Lava Jato, Zelotes. O ministro Teori Zavaski [do Supremo Tribunal Federal] foi muito feliz na expressão de que cada vez que se puxa uma pena dessas operações grandes, está saindo uma galinha inteira”, disse Moraes.

Segundo matéria publicada nesta quarta-feira (29) pelo jornal Folha de S. Paulo, antes mesmo de ser inaugurado oficialmente, o local já serviu para revelar fraudes na Lei Rouanet durante a operação Boca Livre, da Polícia Federal.

* Com informações do Ministério da Justiça