Prefeitura de Belém utiliza método inovador na obra das estações do BRT

CreateThumbnail (9)A primeira estação de passageiros do sistema de BRT Belém, na avenida Almirante Barroso, está tomando forma. Com as estruturas laterais já erguidas e a cobertura sendo montada, a obra começou a receber, nesta terça-feira, 07, a instalação de redes de água, luz, esgoto, transmissão de dados e telefonia.

De acordo com o diretor de obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, o serviço iniciou pela escavação de uma passagem subterrânea que atravessará o canteiro central no sentido do meio fio. Em seguida, serão instalados os dutos que comportarão os cabos das redes, necessárias para o pleno funcionamento das estações.

“Para evitar transtornos para a população com a abertura de valas na pista da avenida, a prefeitura optou por adotar uma técnica moderna não destrutiva que consiste em fazer perfurações por baixo do solo. É a primeira vez que esse tipo de equipamento é utilizado em uma obra municipal”, explica o engenheiro.

A estação da Antônio Baena é a primeira das sete estações que serão construídas em pontos estratégicos da avenida. Em paralelo a da Antônio Baena, estão em construção outras nos cruzamentos da Almirante Barroso com Av. Júlio Cesar e Tv. Mauriti. Elas servirão para dar acesso aos ônibus do BRT nos dois sentidos da via e farão parte de um circuito integrado com as estações do BRT na Augusto Montenegro.

Além das redes de água, energia elétrica e esgoto, as estações serão alimentadas por uma rede de fibra óptica que permitirá a comunicação e a transmissão de dados entre todo o circuito integrado do BRT. Os ônibus do BRT terão uma rede aberta de wi-fi.

*Do portal da prefeitura de Belém