Notícias

Tucana lidera todos os cenários na disputa à prefeitura de Toritama

Lucinha Pereira (centro da foto) é pré-candidata do PSDB à prefeitura de Toritama
Lucinha Pereira (centro da foto) é pré-candidata do PSDB à prefeitura de Toritama

Lucinha Pereira (centro da foto) é pré-candidata do PSDB à prefeitura de Toritama

Pesquisa do Instituto Opinião, divulgada pelo Blog do Magno, indica a pré-candidata do PSDB à prefeitura de Toritama, Lucinha Pereira, liderando todos os cenários. A tucana é a opção de 33,1% dos consultados. O segundo colocado pontua 24% e o atual prefeito, pré-candidato à reeleição, vem em terceiro com 22,6% das intenções de voto.

No formato de consulta espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos são lembrados aos entrevistados, Lucinha Pereira também lidera a disputa com 24%.

O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 28 de maio, com 350 questionários, nas comunidades de Antão, Areial, Arlindo, Campo Alegre, Canaã, Centro, COHAB, Deus é Fiel, Duque de Caxias, Independente, Izídio Tavares, Mangas, Novo Coqueiral, Pedra Torre, Planalto, Santa Maria, São João, Serra do Costa e Valentim. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os maiores percentuais de intenção de voto da tucana estão situados entre os eleitores com renda familiar até um salário (38,3%), entre os eleitores com grau de instrução até a 5ª série (37,7%) e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (35,4%). Por sexo, 35,9% dos seus eleitores preferidos são homens e 30,6%, mulheres. Por sexo, existe um equilíbrio entre os seus eleitores: 24,7% são masculinos e 23,3% femininos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral pelo número 09250/2016. A técnica de consultada utilizada, segundo informa o Blog do Magno, é a Survey. Consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares por uma equipe de entrevistadores, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público, informa o blog.

*Assessoria do PSDB-PE