Notícias

Senadores comemoram aprovação do impeachment em comissão e elogiam Anastasia

comissao do impeachment antonio anastasia foto Edilson Rodrigues Agência SenadoO presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou nesta sexta-feira (5) que a aprovação do afastamento da presidente Dilma Rousseff pela comissão especial do impeachment do Senado mostra que o Congresso deu “mais um passo” em direção à “justiça e à esperança” do país. O tucano também disse que vai seguir “ao lado da verdade e do Brasil”, na luta em defesa da democracia.

Em mensagem divulgada em seus perfis nas redes sociais, Aécio elogiou a atuação dos membros da comissão, que por 15 votos a 5 aprovou nesta sexta relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) favorável ao afastamento da presidente Dilma. “Cumprimento os membros da comissão, em especial os do PSDB e o senador Antonio Anastasia que conduziu a relatoria com imenso zelo e responsabilidade. Seguiremos do lado da verdade do Brasil, unidos a todos aqueles que lutam pela democracia e pelo fortalecimento do nosso país.”

Em entrevista após a votação, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB), mostrou otimismo em relação ao prosseguimento do impeachment da presidente Dilma. “Foi o resultado esperado. O plenário, na próxima quarta-feira, vai afastar com certeza a presidente Dilma Rousseff porque para esta etapa da sentença de pronúncia se faz necessário maioria simples, ou seja, 41 votos. Nós já contabilizamos no mínimo 52”, explicou.

Além disso, Cunha Lima elogiou o trabalho feito pelo relator da comissão. “Hoje tenha certeza, senador Anastasia, que o Brasil todo é Anastasia pelo seu talento, sua correção, sua firmeza, sua dedicação, seu espírito público, suas qualidades pessoais, pelo orgulho que nos causa ter o senador com mais de cinco milhões de votos, com todo o seu talento, e que mostra que ainda é possível fazer política neste país com seriedade e decência. Somos todos Anastasia”, afirmou.

O relator disse que está com a “consciência tranquila” pelo trabalho realizado na comissão. “Tenho a tranquilidade, a consciência tranquila e a seriedade de que trabalhei com empenho, com afinco e com minha responsabilidade no parecer.”

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) também demonstrou entusiasmo em relação ao trabalho realizado pelo relator ao analisar o processo contra Dilma. “Eu tenho o imenso orgulho, senhor relator Antonio Anastasia, de estar nesta Casa e de pertencer ao partido de que V. Exª faz parte – isto vem do fundo do coração –, pela sua competência, pela sua seriedade, pela sua serenidade e V. Exª sempre imparcial, sempre seguro, sempre muito competente. Tenho orgulho”, ressaltou Oliveira.

Para o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a votação realizada pela comissão do Senado foi “puro deleite intelectual”, sob o comando do relator. “O Senador Anastasia espancou qualquer dúvida que pudesse ter havido quanto à regularidade do procedimento, enfatizando os pontos em que o próprio Supremo Tribunal Federal legitimou aquilo que nós aqui estamos fazendo. De tal maneira, meu caro senador, que hoje não apenas a sua inteligência brilhou, mas também a sua lucidez, o seu preparo jurídico. A forma como o senhor se expressa nos dá a toda segurança absoluta do voto que proferiremos”, concluiu.