#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

Solange e Judite comemoram conhecimento adquirido em curso na Alemanha

Grupo de pré-candidatas tucanas com Solange Jurema em frente à sede do CDU, na companhia do Diretor Geral do CDU- Tim Rainer Bornholt e do Jan Woischnik, Diretor do escritório da KAS no Brasil

Grupo de pré-candidatas tucanas com Solange Jurema em frente à sede do CDU, na companhia do Diretor Geral do CDU- Tim Rainer Bornholt e do Jan Woischnik, Diretor do escritório da KAS no Brasil

Brasília (DF) – O curso de seis dias na Alemanha – de 24 a 30 de abril – oferecido pela Fundação Konrad Adenauer à presidente do PSDB Mulher Nacional, Solange Jurema (AL), e a quatro tucanas que pretendem concorrer nas eleições municipais deste ano: Thelma de Oliveira, pré-candidata a prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), Judite Botafogo, pré-candidata a prefeita de Lago do Carro (PE), Almira Garms, pré-candidata a prefeitura de Paraguaçu Paulista (SP),  e Cinthia Ribeiro, pré-candidata a vereadora em Palmas (TO), continua rendendo bastante.

Judite Botafogo disse estar considerando a viagem muito proveitosa porque elas estão discutindo não só políticas públicas para a mulher como também outros temas como meio ambiente, o Estado de Direito no Brasil. “Vamos levar muitas experiências novas, muitas propostas interessantes que vão fortalecer nosso pensamento e ideias para nossa campanha e nossos ideais para a gestão 2017”, resumiu.

Na terça-feira (26) o grupo esteve na sede nacional do CDU – partido da União Democrata Cristã – em Berlim, para uma discussão em torno do processo político brasileiro e sobre o funcionamento do sistema eleitoral e partidário alemão. “Vimos como se faz política na Alemanha e como as mulheres estão inseridas na vida pública do país”, descreveu Solange Jurema, que disse haver sido fortemente questionada sobre a situação brasileira e a posição do PSDB nesse momento de crise. O que demonstra que os olhos da Europa estão atentos e voltados para o Brasil.

Solange e Thelma de Oliveira com a Embaixadora do Brasil, Maria Luisa Viotti

Solange Jurema, Thelma de Oliveira e Judite Botafogo com a Embaixadora do Brasil, Maria Luiza Viotti

A comitiva também esteve na embaixada brasileira em Berlim, onde foi recebida pela embaixadora Maria Luiza Viotti, antiga conhecida de Solange Jurema, que recordou a luta das duas na Conferência de Beijing+5, ocasião em que o Brasil assinou uma série de compromissos em relação às mulheres. “Ali se definiram politicas publicas mundiais em defesa da mulher e contra qualquer tipo de preconceito, violência e discriminação”, destacou a tucana.

Na manhã desta quarta-feira (27), a comitiva segue para o interior da Alemanha onde poderá ver, in loco, as ações, projetos e programas de gestão municipal e estadual que eventualmente poderão ser aplicadas no Brasil, com as devidas adaptações. “Vamos conhecer experiências de administração municipais e estaduais. Podemos dizer que essa viagem está sendo muito interessante não só para mim, mas para as quatro companheiras que são candidatas e que podem assim melhorar a sua performance como possíveis gestoras municipais”, encerrou Solange Jurema.