Notícias

Em proposta inédita no Brasil, Fórum de Mulheres Indígenas de MS aborda inserção da mulher na política

Foto: Leca - Assessoria Sedhast
Foto: Leca - Assessoria Sedhast

Foto: Leca – Assessoria Sedhast

Campo Grande (MS) – Em iniciativa inédita no Brasil, o I Fórum de Mulheres Indígenas de MS começa nesta quinta-feira (28), às 8 horas, no teatro Aracy Balabanian, na Capital, com a proposta de reunir mulheres indígenas e caciques para discussão do papel e a inserção dessas mulheres na política. O Fórum faz parte da programação da Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016 e trará a vice-governadora, Rose Modesto, como palestrante no encerramento que acontece na próxima sexta-feira (29), às 10 horas, abordando a “Inserção da Mulher Indígena na Política”.

Conforme a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Dias, reunir mulheres indígenas e debater política com caciques e lideranças indígenas é um fato inédito no Brasil. “Mesmo com as recomendações de organismos internacionais, como a Organizações das Nações Unidas (ONU), não existe nenhum mecanismo para a inserção dessas mulheres dentro desse meio”, enfatizou.

Na programação do Fórum estão previstas outras palestras que vão abordar a “Lei Maria da Penha”, “Mulheres Indígenas: Família, Educação e Saúde” e “Mulher Indígena e Globalização”, atrações culturais como a dança Siputrena Mulheres da aldeia Taunay/Ipegue e apresentação da Fanfarra da Escola Indígena Tekorá Guarani.

Haverá também apresentação e lançamento de ações e programas do Governo do Estado a serem efetivadas em 2016, dentre elas a alteração da resolução do Programa Vale Universidade Indígena (PVUI). Com a mudança o benefício social que antes era de R$ 300 passou para R$ 602,42, aumento de mais de 100%; e o fim da exigência de um indígena por família, ou seja, agora mais membros da mesma família poderão participar do programa. O Vale Universidade Indígena está com inscrições abertas até o dia 9 de maio.

Realizada por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena (SPPPI), que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), o I Fórum de Mulheres Indígenas de MS, integra a programação da “Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016” que acontece de 25 a 29 de abril, com apresentações culturais, mostra de cinema, palestras e minicursos.

Serviço: O Teatro Aracy Balabanian fica localizado na Rua 26 de agosto, nº 453, telefone 3317-1792; e o Museu da Imagem do Som (MIS), fica na Rua Fernando Corrêa da Costa, nº 559, telefone 3316-9174.

 

Confira a programação

Solange Mori (Assessoria Sedhast)