Brasil é o país que mais desemprega no mundo, mostra estudo do ITV

Capa Estadão 23.04Em 2015, o Brasil tornou-se o país que mais gerou desempregados em todo o mundo. O país viveu uma reversão no mercado de trabalho como nenhuma outra nação, em análise que leva em conta 59 principais países. A economia brasileira é hoje a terceira com mais desempregados, atrás apenas das superpopulosas China e Índia. Países que sofreram com a crise global de 2008 hoje exibem expressiva geração de postos de trabalho: no ano passado, os EUA liderou a redução do número de desempregados. Em termos relativos, o Brasil também aparece mal na lista: a taxa de desemprego aumentou 2,5 pontos, abaixo apenas da Nigéria, atolada em guerra civil.

Os dados estão presentes em documento formulado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), do PSDB, disponível aqui para consulta. São números que comprovam que o governo Dilma Rousseff produziu perdas significativas na economia que resultaram, diretamente, na explosão de desempregados em todo o país. O Brasil lidera a lista com 2,6 milhões de novos desempregados.

Em 12 meses, o total de desempregados no país passou de 6,5 milhões para os 9,1 milhões registrados em dezembro último, de acordo com a Pnad Contínua, do IBGE. Nenhuma outra nação do mundo sofreu reversão tão abrupta no mercado de trabalho em tão pouco tempo. O estudo foi publicado pelo jornal Estado de S. Paulo no último sábado (23).