Notícias

Teresina tem o maior percentual de cobertura de saúde bucal das capitais do Nordeste

69894f7b78A Fundação Municipal de Saúde (FMS), cumprindo decisão judicial, já convocou 67 odontólogos aprovados em concurso público realizado em 2011. De acordo com o presidente da FMS, Francisco Pádua, na gestão do prefeito Firmino Filho já foram convocados 115 dentistas para a rede municipal de saúde.

O presidente informa que a ação judicial que trata da convocação dos 67 odontólogos é de 2012, período no qual existiam na FMS servidores com vínculo precário. “Atualmente não temos nenhum servidor com vínculo precário na Instituição. Na área de saúde bucal chamamos 115 profissionais aprovados em concurso público, inclusive até para fazer substituições por motivo de férias, licença médica, os profissionais fizeram teste seletivo. E no tocante à decisão judicial, nós cumprimos, já havíamos convocado 27 odontólogos no decorrer do processo e depois convocamos os 40 restantes”, explica.

Francisco Pádua explica ainda que a FMS está convocando além da sua necessidade, justamente para cumprir decisão judicial. “Na atenção básica temos 239 dentistas atuando na Estratégia Saúde da Família, o maior percentual de cobertura de saúde bucal das capitais do Nordeste. Só para citar como exemplo em Salvador são 108 equipes, em Recife são 125, Maceió são 43, dados do Ministério da Saúde. Mas decisão judicial se cumpre e dessa forma estamos chamando dentistas muito além do que exige a nossa Lei de Cargos e Salários dos dentistas”, destaca, lembrando também que a Prefeitura de Teresina é o único empregador público de dentistas em Teresina.

O presidente da FMS lembra que a ação impetrada na Justiça pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí é uma ação nominal para convocação de odontólogos da Estratégia Saúde da Família, ambulatoriais e de urgência. “Os 27 odontólogos da Estratégia Saúde da Família já foram convocados, tomaram posse e estão trabalhando. O Sindicato entende de outra e forma e entrou com ação judicial. Nós da FMS ainda não fomos notificados, mas reiteramos que estamos cumprindo todas as decisões judiciais”, completa.

*Do portal da prefeitura de Teresina