Maceió: Rui Palmeira entrega cadeiras de rodas a pacientes da Pestalozzi

Rui Palmeira participou da entrega de 100 cadeiras de rodas e de banho na Associação Pestalozzi de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom MaceióA manhã desta terça-feira (05) foi de alegria e gratidão para os familiares e pacientes do Centro de Habilitação Pestalozzi, que foram beneficiados com a entrega de 100 cadeiras de rodas e banho viabilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por intermédio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O prefeito Rui Palmeira participou da entrega, conversou com os pacientes da entidade e destacou a oportunidade, sobretudo, como um ato de cidadania. “Temos parcerias com várias instituições, a exemplo da Pestalozzi e Adefal, para a inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência. Hoje famílias de Maceió e várias cidades de Alagoas estão sendo beneficiadas, o que muito nos alegra, uma vez que o Município segue empenhado para proporcionar melhores condições também ao cidadão com deficiência, como é o caso dos novos 50 ônibus, que contam com duas vagas para cadeirantes”, afirmou Rui acrescentando que Maceió é a única capital do Brasil a exigir a existência de dois lugares para cadeirantes na nova frota para o transporte público coletivo.

O estudante Antonio Carlos é cadeirante e foi um dos beneficiados com a entrega das cadeiras. O adolescente de 16 anos é morador do Ouro Preto e não conseguia esconder a felicidade após ganhar a nova cadeira. “A minha cadeira antiga estava apertada e andava com dificuldade. Agora vou conseguir passear e me locomover com mais facilidade”, comemorou.

Maria Helena Almeida, mãe de Antonio Carlos, falou da importância do equipamento para a mobilidade do estudante. “Será melhor para ele ir à escola, na igreja e para passear. Estamos muito felizes porque não conseguiríamos adquirir a cadeira facilmente. A Prefeitura foi fundamental no processo e fico realmente muito grata pela contribuição para que meu filho possa se locomover com mais facilidade”, disse a dona de casa.

“Já conseguimos levar esse trabalho também a outras instituições. São instituições sérias que atendem pessoas que passaram e passam por momentos difíceis por conta das suas respectivas deficiências, mas que agora podem contar com o apoio do poder público”, afirmou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Para a presidente da Associação Pestalozzi , Tereza Amaral, a preocupação do prefeito com a acessibilidade foi imprescindível para a aquisição dos equipamentos. “As cadeiras são adquiridas por meio da parceria com o Município e a preocupação do prefeito Rui em atender as pessoas com deficiência foi fundamental para conseguimos realizar esse ato para a autonomia dos nossos pacientes”, colocou.

A vereadora por Maceió Tereza Nelma acompanhou a solenidade e destacou o caráter social da gestão da Prefeitura. “O prefeito Rui e sua equipe enxergam o social e sabem que uma administração é feita também de obras humanas, uma prova são as ações de cidadania, a exemplo desta, que estão sempre em pauta na administração”, frisou.

*Do portal da prefeitura de Maceió