“Desemprego está levando os jovens a perderem a esperança de um tempo melhor”, lamenta deputada Raquel Lyra

Raquel Lyra

raquel lyra foto DivulgacaoA taxa de desemprego entre os jovens brasileiros, de 18 a 24 anos, superou a marca de 20% pela primeira vez desde 2007. No Recife, assim como em capitais como Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, o índice chegou a 8,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na semana passada.

O assunto foi tema de pronunciamento da deputada estadual Raquel Lyra (PSDB-PE), esta semana, na tribuna da Assembleia Legislativa. Munida de dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e do IBGE, a tucana ressaltou que o desemprego está levando os jovens a perderem a esperança de um tempo melhor.

Os dados apresentados pela parlamentar mostram Pernambuco com o terceiro pior desempenho entre os estados. Foram perdidas 15.874 vagas com carteira assinada e fechados 96.494 postos de trabalho.

“Em um único mês, 90 mil jovens ficaram desempregados, sem ter o sustento e a esperança de um tempo melhor”, relatou a parlamentar, referindo-se a dados de fevereiro deste ano.

Raquel chamou a atenção para a realidade do município de Caruaru, no Agreste pernambucano. Segundo ela, dados da Delegacia Regional do Trabalho revelam que a cidade desativou 3.888 postos de trabalho nos últimos 12 meses. No município, dos 219 mil cidadãos com mais de 18 anos, apenas 71,3 mil estão empregados no mercado formal, segundo a deputada.

“Nos dois primeiros meses deste ano, mais de 740 postos de trabalho foram desativados e a geração de emprego é negativa em praticamente todos os setores. Essa situação empurra o jovem para a informalidade e a falta de garantias trabalhistas. Precisamos de políticas públicas específicas para os nossos jovens, dar a eles o protagonismo que merecem, espaços para inovação e envolvimento social”, defendeu.

*Assessoria PSDB-PE