Ministério Público Federal entrega mais de dois milhões de assinaturas em apoio às 10 medidas contra a corrupção

Entrega das dez medidas de combate à corrupção_PaulaFroes_ObritoNews_12Centenas de pessoas lotaram o auditório Juscelino Kubitschek, na Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira (29), para a cerimônia de entrega das mais de duas milhões de assinaturas em apoio à campanha 10 medidas contra a corrupção, idealizada pelo Ministério Público Federal (MPF). Aberto ao público, o evento contou com a presença de procuradores, membros do Ministério Público, estudantes, representantes da sociedade civil, artistas e apoiadores da campanha. Um dos idealizadores do projeto, o coordenador da Força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, procurador da República Deltan Dallagnol, destacou, durante seu discurso, que a participação da sociedade foi fundamental para o sucesso da campanha.

“Nós hoje dizemos ‘chega de corrupção’ na voz e na ação de mais de dois milhões de brasileiros que se unem a nós, assinando as suas propostas, para que o futuro não repita o passado”, afirmou Dallagnol. “Hoje nós demonstramos que amamos o nosso país para além de palavras. Nós não apenas sonhamos juntos o sonho de um país mais justo, mas plantamos a semente desse país, para que nós possamos viver nele amanhã”, completou o procurador.

O coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, subprocurador-geral da República Nicolao Dino, salientou que as mais de duas milhões de assinaturas recolhidas pelos organizadores da campanha demonstram que o povo brasileiro não tolera mais a corrupção no país.

“Esse é um marco, um registro histórico. É a mensagem e a expectativa da sociedade em relação à necessidade de aprimoramento do nosso sistema legislativo de combate à corrupção. O Brasil caminha em uma direção que, a meu ver, é irreversível. Nós estamos dando um passo importante em direção ao futuro, porque isso nos enquadrará em um patamar dos países mais desenvolvidos em termos de legislação de combate à corrupção”, avaliou Dino.

Além dos procuradores, artistas presentes ao evento também celebraram o êxito da campanha desenvolvida pelo MPF. “Nós estamos plantando uma semente. Uma semente muita preciosa, em que a gente consegue ver o futuro”, afirmou a atriz Cássia Kiss. “Esse é o primeiro passo – e nós vamos dar vários – e nós estamos absolutamente convencidos de que é um passo muito certeiro”, completou.

“Só tem uma razão para estarmos aqui: é uma ação popular contra a corrupção. O Brasil precisa de uma bandeira única, o Brasil precisa de uma causa que unifique todos os lados e todos os gostos e opções. E essa bandeira precisa ser atacar e extinguir a corrupção no sistema de governo desse país”, emendou o ator Thiago Lacerda. Além deles, o ator Nelson Freitas, as atrizes Vanessa Lóes e Luana Piovani e o músico Andreas Kisser também estiveram na cerimônia.

Após o evento na PGR, os presentes seguiram rumo ao Congresso Nacional, onde as mais de duas milhões de assinaturas serão entregues à Frente Parlamentar de Combate à Corrupção.

Confira abaixo as 10 medidas contra a corrupção.

Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação
Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos
Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores
Aumento da eficiência e da justiça nos recursos do processo penal
Celeridade nas ações de improbidade administrativa
Reforma no sistema de prescrição penal
Ajustes nas nulidades penais
Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2
Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado
Recuperação do lucro derivado do crime

Clique aqui para acessar o arquivo com todas as propostas legislativas apresentadas pelo MPF.