“Um tempo que pertence às mulheres”, por Fernanda Richa

Fernanda Richa/PSDB-Paraná

Com tantos desafios superados e tantas conquistas alcançadas, vivemos, sem dúvida, um tempo que pertence às mulheres. Cada vez mais somos vitoriosas na busca por nossos direitos, por nossa emancipação financeira e, até mesmo, na disputa por áreas de influência na sociedade, como na política, pela qual tenho o prazer de trabalhar. Tudo sem nunca termos esquecido dos cuidados com a família, fundamental para a construção de um mundo melhor.

São fatos reais que fizeram parte da história e que colocam as mulheres em uma posição de destaque na sociedade contemporânea. Uma condição que começou a ser traçada no início do último século, depois que surgiram as primeiras manifestações de trabalhadoras que reivindicavam melhores condições de trabalho, o fim dos maus tratos e a garantia de direitos das mulheres.

Ao longo do tempo, conseguimos ser reconhecidas como cidadãs e, com tantas qualidades, transformamos nossos sonhos em realidade. Nos tornamos protagonistas de nossas próprias vidas e de nossas histórias. E, com competência, contribuímos para o crescimento do lugar onde vivemos e para a construção de uma sociedade mais humana, acolhedora e democrática.

No Paraná, temos um compromisso com as mulheres que se traduz em políticas que visam o apoio e a garantia de direitos. São ações em várias áreas, como assistência social, saúde, direitos humanos, educação e trabalho. Projetos que estão traçados em um plano estadual construído a partir de um estreito diálogo entre o governo e a sociedade civil, e que traz metas que direcionam a formulação de políticas públicas para melhorar a realidade das mulheres paranaenses.

Diante de tantas conquistas, celebro com todas as mulheres a liberdade de escolher o próprio caminho e contribuir, significativamente, para o atual modelo social onde mulheres e homens são iguais.

A todas as mulheres paranaenses, meu incentivo e votos de sucesso.

*Fernanda Richa, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Paraná.