#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

Vereadora tucana realiza sessão sobre o voto feminino

Convite Tereza NelmaNa próxima segunda-feira, dia 29, às 9h, várias mulheres estarão reunidas na Câmara Municipal de Maceió para participar de uma audiência pública sobre o tema “A importância do voto feminino”. A audiência foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) em virtude dos 84 anos da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado no último dia 24 de fevereiro.

Além da parte histórica, que ficará por conta da professora Aparecida Batista e de Elvira Barreto, e dos avanços da mulher que será assunto da palestra de Vanda Menezes, a presidente do PSDB Mulher Nacional, Solange Jurema, vai falar sobre os desafios das mulheres hoje na política.

“Os nossos desafios são enormes, apesar da conquista do direito ao voto, somos pouco votadas. Precisamos discutir as causas e motivos do por que das mulheres entrarem tão pouco na política, sei que temos muitas atribuições, mas também existe um bloqueio dos partidos que não priorizam nós como candidatas”, afirmou Solange.

Questionada se a imagem negativa da Dilma, que é a primeira presidente mulher da história do País, prejudica a aceitação do gênero feminino na política Jurema foi taxativa. “Com certeza prejudica pois somos de um sexo que é muito generalizado. Lembro o caso da Zélia Cardoso, ministra da fazenda na época do Collor, ela foi uma péssima gestora e diziam ‘tá vendo aí, vai colocar uma mulher como ministra da fazenda’”, disse.

Solange condena essa generalização e garantiu que a maneira de exercer política é individual. “É equivocado generalizar por um gênero a incompetência de alguém”, concluiu.

Apesar de voltada às mulheres, a intenção da vereadora Tereza Nelma é reunir na audiência um número significativo de representantes masculinos da classe política “para que eles possam perceber mais uma vez a nossa força, e se juntar a nós”.

*Do site do PSDB-AL