#MaisMulherNaPolitica

Vice-governadora do MS celebra 84 anos do voto feminino e diz que conquista caminha para amadurecimento

AROSEFOTOLECACampo Grande (MS) – No dia 24 de fevereiro comemora-se os 84 anos do voto feminino no Brasil. Nesta data, no ano de 1932, o então presidente Getúlio Vargas assinava a lei que garante o direito de voto às mulheres brasileiras. Em celebração a conquista, o site do PSDB de Mato Grosso do Sul foi conversar com a vice-governadora do Estado, Rose Modesto. Para ela, apesar do anos, o voto feminino caminha para o amadurecimento.

PSDB de MS – A senhora é a mulher que ocupa o maior cargo político da legenda em nosso Estado. Como encara esses 84 anos do voto feminino no Brasil?

Rose – O dia 24 de fevereiro é uma data importante para todas nós, mulheres. Data que tem que ser celebrada e, principalmente, honrada. Com o nosso direito ao voto assegurado, não apenas passamos a participar da vida política, elegendo representantes, como também pudemos nos tornar representantes populares.

PSDB de MS – Como a senhora enxerga o espaço político conquista pelas mulheres no cenário atual?

Rose – Infelizmente, 84 anos não foram suficientes, mas essa conquista caminha para o amadurecimento. Ainda lutamos para que a representatividade feminina alcance a equanimidade no cenário político nacional. Todos nós do PSDB temos trabalhado com afinco para alcançar esse objetivo e eu sou a prova de que este momento já está acontecendo.

PSDB de MS – A senhora tem desenvolvido ações específicas dentro do executivo e/ou partido para incentivar que as mulheres ocupem seus espaços na política?

Rose – Tenho a oportunidade de trabalhar, junto com o governador Reinaldo Azambuja, no executivo e lutar não apenas pelas mulheres, mas por todos os cidadãos da minha terra. Isso só aconteceu porque lá na década de 30 conquistamos direito ao voto e também porque num determinado momento da minha vida decidi participar. No partido, tenho apoiado ações para estimular a participação da mulher no processo político-eleitoral e a construir candidaturas competitivas. A organização do PSDB Mulher de MS hoje deixa claro que estamos trabalhando ativamente para construir um posicionamento da mulher na política partidária, ocupando seus espaços  de direito dentro das grandes decisões da sociedade.

PSDB de MS – Como foi a sua trajetória na política?

Rose – Fui indicada para concorrer nas eleições da nossa cidade, Campo Grande -MS, como vereadora e aceitei o desafio. Dai por diante não parei mais. Foram dois mandatos com votações expressivas no legislativo municipal e este terceiro, para o Governo do Estado ao lado do Reinaldo, com chapa pura. Por isso, sou e sempre serei uma das maiores incentivadoras da participação politica das mulheres. Somente dessa forma vamos construir, efetivamente, sociedades mais justas para todos.

Foto: Leca