Notícias

“Representatividade feminina é fundamental para a garantia dos direitos da mulher”, diz Neuzinha de Oliveira

4916daf2-0542-4aa1-8d47-bc069a443d0aA vereadora do PSDB em Vitória, Neuzinha de Oliveira, é autora de vários projetos de lei focados  às mulheres e aos idosos. Em entrevista ao PSDB-Mulher, a tucana falou sobre a relação entre as mulheres e a política. Confira:

1)    Qual a importância do trabalho de uma mulher numa Câmara de Vereadores?

Eu penso que a representatividade feminina é fundamental para a garantia dos direitos individuais e sociais da mulher. Em uma sociedade ainda extremamente machista como a nossa. O Poder Legislativo é a porta de entrada da cidadania, onde se legisla, se fiscaliza o uso do dinheiro público, e onde melhor são acolhidas as angústias da população. A presença de mulheres nas esferas de poder fortalece e amplia a participação feminina na sociedade, e a ocupação desses espaços de poder é o caminho para implementar políticas públicas a favor das mulheres, o que terá, por consequência, a melhoria da sociedade como um todo. Além de sensibilidade, a mulher possui uma percepção múltipla da realidade, o que permite oxigenar a política dos velhos preconceitos e paradigmas. Busco utilizar essas capacidades que são inerentes ao nosso gênero de maneira estruturada, com conhecimento e prudência.

2)     A senhora sofreu algum tipo de preconceito por ser mulher?

Hoje, diretamente, não sofro com preconceito. No passado, sofri de forma velada. Eram algumas condutas, sutis, que acabavam demonstrando a falta de preparo e a resistência, às vezes até inconsciente, dos colegas em lidar com uma mulher no poder. Creio que meu jeito despachado, minha forma de expor ideias e atitudes me ajudaram a romper essas barreiras e conquistar meu espaço. Na minha opinião, é importante que o preconceito contra as mulheres seja confrontado incansavelmente, todos os dias, até quebrar as resistências e estabelecer um novo paradigma, de valor igualitário. Vamos lutar até que a igualdade no que tange ao gênero esteja pacificada em toda nossa sociedade.

3)     Quais os projetos, as ações que a senhora realizou no seu atual mandato com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres de seu município?

São muitos. Muitos mesmo, e vou descrever os mais relevantes.  Vamos lá: direito a ultrassonografia mamária no âmbito Municipal; aumento da cota de mamografia para as cidadãs de Vitória; criação da Casa Parto; alteração do art. 205 da Lei Orgânica do Município, sobre a redução da carga horária, em duas horas diárias, para as servidoras que são mães ou responsáveis por cuidar de pessoa com deficiência, para o fim de acompanhamento médico ou necessidade de cuidados especiais; instituição do Programa de Abrigo para a Mulher Vítima de Violência; criação do Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional às Mulheres; criação do Programa Família Bilíngue; instituição da política de práticas integrativas; disposição acerca do direito de aleitamento materno; instituição da política de acompanhamento no parto; Lei do Parto Humanizado; criação da semana municipal Maria da Penha nas Escolas; criação do Programa de Combate à Sexualização Infantil; criação de um programa de registro civil na maternidade; criação de medidas e da semana de enfrentamento à violência obstétrica; criação da campanha de divulgação do disk 180 (canal de denúncia à violência contra a mulher); política de acompanhamento no parto por doulas; instituição da política municipal de autistas; disposição do Programa de Doação de Leite Materno; disposição acerca da cirurgia reparadora às vítimas de violência.

4)     Quais são os principais problemas e demandas das mulheres em seu município?

Na área da saúde, continua a ser um desafio oferecer exames de mamografia que atendam integralmente a demanda existente. Hoje, graças às campanhas de conscientização, as mulheres sabem dos riscos e a grande maioria busca a prevenção, mas ainda há déficit a ser resolvido na oferta pelo Poder Público. Isso é importante para garantir os mesmos direitos a quem pode e a quem não pode pagar por um exame de saúde. Do mesmo modo, a oferta de vagas em tempo integral nas unidades escolares do município tem que ser ampliada, para que as mães tenham a tranquilidade de ir para o mercado de trabalho sabendo que os filhos estão sob cuidados.

Acredito que a realidade do desemprego, da falta de oportunidade de trabalho para as mulheres, é um problema nacional, é outro problema, acentuado ainda mais neste momento de crise. A violência obstétrica, psicológica e física, sofrida pela mulher, é outra situação a ser considerada. Nos atendimentos, tanto no SUS quanto particulares, não se respeita a dignidade e a individualidade da mulher. Trabalho para mudar essa realidade, e isso passa por mudança de hábitos dos profissionais da saúde, e pela tomada de posição da mulher, em não se submeter a situações humilhantes.

5)    Pretende se candidatar novamente e qual cargo?

Tenho uma grande experiência legislativa, e desta vez gostaria de disputar a majoritária, porém, aqui em Vitória já temos um projeto político definido pelo partido. Desse modo, disputarei a eleição proporcional, para a Câmara de Vereadores. Em 2018, meu objetivo é conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa, e estareiProject will soon reach your country,
Would you please wait a few days? à disposição do PSDB para esse desafio. Nosso objetivo é avançar com uma política de qualidade, a favor do bem estar social, que inclua as pessoas graças à conscientização, e não à subserviência.