Opinião

“Que Deus nos livre e guarde”, por Eliana Piola

Eliana Piola de brancoEstamos vivendo um momento único da nossa história, que merece revisões e, carece de competência e planejamento. Poderíamos aquecer nossas críticas, avaliar nossas perspectivas e acima de tudo ponderar nossos anseios. O Brasil e agora Minas, são governados por uma esquerda, construída nas bases sindicais e nos movimentos sociais, que poderia garantir certamente visão estratégica, que são elementos e ferramentas importantes para a governança.

Mas não é isto que acontece. O que se vê e é pior, são as medidas tomadas, os ajustes feitos para conter a quebradeira generalizada decorrente das ações desastrosas do governo federal, na busca de governabilidade e estabilidade econômica, agravadas por uma crise moral e ética que afeta diretamente as instituições, o enfraquecimento da representatividade parlamentar, e são alicerçadas na construção patética do discurso demagógico e do cinismo.

A maquiagem de desenvolvimento praticada pelo governo federal seduziu e encantou os mais necessitados e comoveu uma parte da nação com suas políticas públicas de fachada, criando um ambiente falso de progresso e de acesso social. As cortinas caíram e, o script verdadeiro é revelado por um país atolado na corrupção, com inflação alta, PIB pífio, desemprego e retirada de direitos conquistados.

Em resumo essa situação coloca em risco o exercício da cidadania, pois os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais. Esses sim, é que garantem a participação do individuo na riqueza coletiva,acesso à educação, à saúde, à segurança, à seguridade social e outros direitos previstos na Constituição Federal e na CLT. Precisamos estar atentos e prontos para o confronto final dessa tragédia tão anunciada, que agora vista de frente requer de nós, coragem, afinco e consciência. Que Deus nos livre e guarde.

*Eliana Piola é Advogada, Ex- Coordenadora de Políticas para Mulheres de Minas Gerais, Diretora da Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Divinópolis-ACID, Diretora da Câmara da Mulher Empreendedora da FEDERAMINAS e 1ª Secretária da Executiva do PSDB Mulher Nacional