ImprensaNotícias

PSDB Mulher-PE premia com troféu dez pernambucanas negras em seu dia internacional

Foto: PSDB-Mulher PE
Foto: PSDB-Mulher PE

Foto: PSDB-Mulher PE

Recife (PE) – Galerias lotadas e um auditório repleto de representantes dos mais variados segmentos sociais envolvidos com as questões da mulher marcaram o lançamento do troféu “Dona Santa”, uma homenagem do PSDB Mulher de Pernambuco ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana Caribenha, realizado nesta quinta-feira (23) na Câmara do Recife.

Dez pernambucanas receberam a honraria que carrega o nome da rainha de um dos mais tradicionais maracatus de Pernambuco, a agremiação Elefante, e a mulher que é o maior símbolo da cultura afrodescendente do Recife.

As selecionadas são mulheres com trajetórias vitoriosas em várias áreas de atuação como a política, educação, justiça, cultura, saúde e comunicação, justificiou a presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes. 

“São mulheres que dão exemplo a ser seguido. Essa data dá visibilidade e conhecimento à luta dessas verdadeiras guerreiras que nos engrandecem pelo seus destemor e pela capacidade de resistência a tudo e a todos.  Elas venceram os medos, o preconceito e até dificuldades econômicas. Sem dúvida são umas vencedoras”, ressaltou a tucana.

O critério de seleção do PSDB Mulher-PE desconsiderou diferenças partidárias e uniu aquelas que se juntam na luta em defesa da mulher negra. Entre as homenageadas estava a presidente nacional do PC do B, deputada federal Luciana Santos (PE).

“O PSDB surgiu criticando exatamente a esquerda do PMDB na Constituinte de 88. Se o processo político nos separaram, não nos separaremos na luta por direitos humanos, pela igualdade entre homens e mulheres, igualdade dos direitos de raça e de reconhecimento. Para mim, tudo isso está além das disputas partidárias. Me orgulho muito de estar participando desse momento com as demais homenageadas que deram sua contribuição à luta emancipacionista”, destacou a parlamentar.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi protagonizado pela presidente do Instituto Teotônio Vilela-PE, Judite Botafogo. A tucana declamou uma composição própria, em alusão à data, intitulada “Nossos passos vêm de longe”.

“Nossa marca é plural/ de cenários e personagens, rostos, corpos, jeitos, gingados e crenças revelam a forma do universo feminino negro/ e é verdade, tudo isso traduz a contribuição da mulher negra para a superação de sua invisibilidade”, diz um dos trechos.

Na lista das homenageadas: Lia de Itamaracá (Cultura), Lenira Maria de Carvalho (Sindicato das Domésticas), a deputada federal Luciana Santos(política), Laudjane Domingos (historiadora), Judite Botafogo (presidente do ITV-PE), Luciana Araújo (Revista Jurema), Graça Araújo(Comunicação), Isabel Gonçalves (Confederação Nacional dos Artesãos) e Denise Botelho (Pesquisadora em Sexualidade, Raça, Gênero e Educação), a parteira Maria dos Prazeres, e a coordenadora do GT de Racismo do Ministério Público do Estado, a procuradora Maria Bernadete Figueiroa.

* Veja galeria de fotos do evento no site

** Portal PSDB-PE