NotíciasPSDB Mulher pelo Brasil

Em Maceió, grupos de economia solidária participam de capacitação

GEDC6490-1024x768O grupo “Mulheres de Talento”, que faz parte da economia solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), participou, nesta nesta terça-feira (09), de uma capacitação, ministrada pela coordenadora geral de Qualificação Profissional do órgão, Mirna Porto.

A proposta foi trabalhar aspectos ligados ao design e acabamento dos produtos para que eles se tornem mais atrativos para o mercado.

“O que eu pude notar é que grande parte das artesãs produz peças iguais, como por exemplo, o pano de prato bordado. Atualmente esse tipo de artesanato não é mais novidade. É preciso que elas invistam em seus produtos exclusivos e criem sua própria identidade voltada para Maceió. Assim, seus nomes ganharão mais notoriedade em Maceió e no Brasil já que aqui há uma grande circulação de turistas”, disse Mirna.

Maria Gorete Rijo,uma das empreendedoras beneficiadas pela capacitação, acredita que por meio de ações como esta é que elas conseguem fortalecer o trabalho e fomentar a economia solidária no município. “Achei muito interessante participar dessa capacitação, as ideias passadas renovam o nosso trabalho. Eu descobri que o colar e o porta-jóias que produzo são meus carros-chefe. Vou seguir todas as instruções dela e produzir mais dessas peças”, afirmou a artesã.

Mirna também ressaltou a importância das artesãs assinarem suas peças com bordados e colocarem alguma característica que lembre a cidade de Maceió, uma forma de valorizar a cultura local. Segundo ela, o turista que comprar esse produto se recordará da identidade da capital alagoana.

Custo e valor de venda também foram temas abordados no encontro. Outros grupos de economia solidária, atendidos pela Semtabes, também receberão a capacitação.

Ascom Semtabes