Filme: Dois Dias, Uma Noite

Foto: Divulgação

Brasília (DF) – Até onde vai a solidariedade humana?  Como estamos nós, humanos deste novo século, em termos de empatia e compaixão pelo Outro, principalmente quando ele está próximo, a ponto de ser um companheiro de trabalho, alguém com quem conversamos? Cujos problemas e dificuldades conhecemos?

São estas as questões centrais em torno das quais se desenrola a ação de Dois Dias, Uma Noite, produção franco-belga, dirigida por  Jean-Pierre e Luc Dardenne.  A produção, de 2014, lançada aqui em fevereiro de 2015, traz atores estrelados, como Marion Cotillard, conhecida pelo desempenho como Édith Piaf. Não perca.

Sinopse

Sandra (Marion Cotillard) perde seu emprego pois outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e o marido (Fabrizio Rongione) têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.