Notícias

Lula disse a Mujica que conhecia mensalão e que esquema era única forma de governar país

Foto: Ricardo Stuckert

lula mujica foto Ricardo Stuckert Instituto LulaBrasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou ao ex-chefe do Executivo do Uruguai, Pepe Mujica, que tinha conhecimento do esquema do mensalão – e definiu a compra de apoio no Congresso como “única forma de governar o país”. As informações foram publicadas em reportagem do jornal O Globo desta sexta-feira (8).

As declarações estão no livro “Una oveja negra al poder”, biografia de Mujica lançada recentemente no Uruguai. A conversa entre Lula e o uruguaio ocorreu em 2010. O ex-vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, também participou do encontro e ouviu o relato do petista, segundo a biografia.

As entrevistas com Mujica que basearam o livro – incluindo a que ele menciona o diálogo com Lula sobre o mensalão – estão todas gravadas, segundo os autores da biografia.

Para o deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), as declarações de Mujica “comprovam o que todos já desconfiavam: que não seria possível Lula desconhecer a existência do mensalão”.

Sávio contestou a “justificativa” de Lula para a implantação do mensalão. “Dizer que o Brasil só pode ser governado com base em um crime [o esquema] é uma frase própria de quem já aderiu ao crime. Todas as pessoas que adotam conduta criminosa passam a defender o crime como única forma de agir, e é o que estamos assistindo agora. É uma prática igual à que vemos em qualquer presídio”, disse.

O deputado destacou a credibilidade do ex-presidente uruguaio. “Mujica foi um presidente de destaque, celebrado tanto por figuras à esquerda como até mesmo por pessoas que defendem outras correntes de pensamento. A fala de Mujica a respeito do conhecimento do mensalão por Lula ajuda a desmascarar a hegemonia da mentira que o PT tenta implantar no Brasil”, relatou.

Efeitos da mentira
Domingos Sávio lembrou que o suposto desconhecimento de Lula sobre o mensalão foi uma das bases para que o ex-presidente e o PT obtivessem vitórias eleitorais. Segundo o tucano, essa é uma das consequências das práticas mentirosas desempenhadas pelo PT.

“A maioria da população brasileira, que é composta por pessoas honestas, é duplamente uma vítima da quadrilha que se instalou no poder. É vítima porque tem o dinheiro dos seus impostos desviados; e é vítima também porque são cotidianamente enganados por Lula, por Dilma e pelo PT como um todo”, acrescentou.