Notícias

Acessibilidade do voto eletrônico na Câmara ganha repercussão na Espanha

Deputada Mara Gabrilli estreou ferramenta desenvolvida pela Universidade de Lleida na eleição da Mesa Diretora

Diversos sites informativos no Brasil e na Espanha divulgaram neste mês o progresso obtido pela Câmara dos Deputados quanto à acessibilidade. A Casa buscou aperfeiçoar uma ferramenta que permitiu à deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), tetraplégica, participar da eleição da Mesa Diretora, no plenário Ulysses Guimarães, com facilidade, segurança e sigilo.

Rodolfo Stuckert
Mara Gabrilli
Deputada Mara Gabrilli pode votar com pequenos movimentos.

A ferramenta HeadMouse, originalmente desenvolvida pelo Grupo de Robótica da Universidade de Lleida, da Espanha, permite que pessoas com limitações motoras possam controlar o mouse do computador por meio de movimentos da cabeça e gestos faciais. Com acesso livre e gratuito, a tecnologia já é utilizada em 400 mil computadores de todo o mundo.

O Centro de Informática (Cenin) já havia desenvolvido para os parlamentares os sistemas de segurança biométrica. No caso da atual 3ª-secretária, Mara Gabrilli, a equipe do Cenin optou pelo HeadMouse, devido à velocidade, confiabilidade e facilidade de uso, e realizou aperfeiçoamentos quanto à segurança e ao sigilo, mesmo que a deputada fosse observada a curta distância. Com pequenos movimentos, como um apertar de lábios, ela define o voto com auxílio de uma câmera acoplada ao computador (webcam), sem contato físico com outros dispositivos.

Da Redação – RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias