Notícias

Aproveitar melhor o lixo

Geovânia assume vice-presidência da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem

A deputada Geovânia de Sá (SC) assumiu vice-presidência da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, criada semana passada em Brasília. Na ocasião, especialistas que participaram do ato defenderam como meta a diminuição da carga tributária para estimular o consumo de produtos reciclados.

“Já existem projetos no Congresso Nacional que atenderiam as principais reivindicações e o principal papel dessa frente é agilizar a votação e garantir o crescimento do setor de reciclagem no país e a preservação dos recursos naturais”, destacou a deputada. Além de Geovânia de Sá, foram nomeados outros três vice-presidentes: os deputados Valmir Prascidelli (PT-SP), Tia Eron (PRB-BA) e Jozi Rocha (PTB-AP). Para a presidência foi eleito o deputado Carlos Gomes (PRB-RS).

“O lixo é uma matéria-prima valiosa que não pode mais ser ignorada. Nosso objetivo é buscar caminhos para explorar o potencial econômico da reciclagem, que é um grande vetor de desenvolvimento sustentável”, apontou Gomes.

O setor de reciclagem movimenta aproximadamente R$ 12 bilhões por ano. Ainda assim, o país perde até R$ 8 bilhões anualmente por não reciclar os resíduos que são encaminhados aos aterros ou lixões, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com o documento, somente 8% dos municípios brasileiros investem na reciclagem.

Fonte: Da assessoria da deputada/PSDB na Câmara