Pioneirismo e referência

Mara Gabrilli comemora 10 anos da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em SP

Em 1 de abril de 2005, foi criada pelo então prefeito José Serra a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, pioneira no país. Passados dez anos, a primeira titular da pasta, a hoje deputada Mara Gabrilli (SP), relembra a trajetória da secretaria e comemora os resultados alcançados.

“Na época, sabíamos o quão importante e difícil era o passo que estávamos dando naquele momento. O primeiro desafio já começou por assumirmos uma pasta na Prefeitura que não contava com nenhuma verba, já que a criação do órgão não havia sido prevista na gestão anterior. Aos poucos, no entanto, conseguimos colocar um olhar inclusivo em várias áreas de políticas públicas da Prefeitura”, relatou a parlamentar.

Em apenas dois anos de atuação, o número de ônibus adaptados saltou de 300 para 3 mil. As calçadas foram reformadas em cerca 400 quilômetros em parceria com Andrea Matarazzo – na ocasião secretário de coordenação das subprefeituras – e o Projeto ‘Inclusão Eficiente’, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, empregou e até hoje continua empregando centenas de trabalhadores com deficiência.

“Os resultados promissores da secretaria em São Paulo levaram à criação do órgão em outros municípios e Estados. Atualmente, são centenas de secretarias espalhadas por todo o Brasil. Motivo de muito orgulho a quem iniciou esta trajetória”, disse Mara Gabrilli, que exerce seu segundo mandato na Câmara.

A tucana agradeceu ao hoje senador José Serra pela “oportunidade enriquecedora” e a todos que fizeram parte desta história, que, segundo ele, “ainda tem muito a ser contada”.

Fonte: PSDB na Câmara