Pessimismo do brasileiro

S
Queda expressiva: 77,7% dos entrevistados na pesquisa CNT/MDA desaprovam a presidente Dilma

Dilma em baixa: aprovação popular do governo cai a 10,8%, revela pesquisa CNT/MDA

A aprovação da população à presidente Dilma verificada pela 127ª Pesquisa CNT/MDA é a pior já verificada na série histórica da Confederação Nacional do Transporte. A petista conquistou um recorde com apenas 18,9% de apoio popular. Já 77,7% dos entrevistados desaprovam Dilma. A avaliação do governo federal é a pior desde outubro de 1999: só 10,8% veem a gestão como positiva. A avaliação negativa é de 64,8%.

A pesquisa explicita o pessimismo do brasileiro em relação ao governo federal. O levantamento atribuiu a queda na popularidade à piora da situação econômica, aumento da inflação e do custo de vida, desemprego, entre outros temas.

Entre os que acompanham ou já ouviram falar do escândalo do Petrolão, 68,9% consideram que a presidente Dilma é culpada pela corrupção que está sendo investigada na Petrobras e 67,9% acham que o ex-presidente Lula é culpado.

A quantidade de pessoas a favor do impeachment da presidente é alta (59,7%) e 66,9% não acreditam na eficácia das medidas do governo contra a crise. Apesar de 41,6% terem votado em Dilma no segundo tuno, somente 16,6% repetiriam a dose se a eleição presidencial fosse hoje.

A CNT abordou a expectativa da população sobre emprego, renda, saúde, educação e segurança pública. Os entrevistados foram questionados sobre as denúncias na Petrobras, situação econômica e política do país, custo de vida, protestos do dia 15, entre outros assuntos. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões, entre os dias 16 e 19 de março de 2015.

(Da Redação/ Gráfico: CNT)

*Fonte: PSDBnaCâmara