Dia Internacional da Mulher é #MaisMulherNaPolítica com o PSDB em SP

Alckmin com o #MaisMulherNaPolítica Dia Internacional da MulherEm São Paulo, o PSDB-Mulher aderiu a uma mobilização diferente neste ano, pelo Dia Internacional da Mulher. O Secretariado da Mulher convidou a todas as mulheres que representam o partido nos municípios, nas regiões, nos parlamentos, no Executivo Municipal para um coletivo de opiniões sobre o significado desta data que se comemora mundialmente. Não para somente lançar palavras à nuvem, mas para a partir de um significado histórico do calendário de lutas e conquistas do feminismo, transformar a realidade das mulheres. Nesta edição especial de 8 de março, nosso site e perfis nas redes sociais trarão artigos e vídeos de mulheres que atuam na política em São Paulo, traçando um panorama da mulher na política. “Temos uma proposta muito clara, que parte do nosso Secretariado Nacional para todos os estados e São Paulo está firme nela: queremos a paridade na política partidária, nos parlamentos, na sociedade”, afirma a presidente do PSDB-Mulher SP, Nancy Ferruzzi Thame.

À frente do grupo organizado e denominado “Mulheres da Base”, Nancy e as representantes de outros partidos que integram a base de apoio ao Governo de São Paulo articulam uma participação mais efetiva do movimento de mulheres no governo, por meio dos mecanismos disponíveis: as políticas públicas. O grupo comemora o primeiro resultado, que foi a reunião com o governador Geraldo Alckmin, em dezembro de 2014, do qual as mulheres saíram com a incumbência de listar as prioridades para a ação conjunta em parceria com o Governo do Estado. Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Habitação, Sustentabilidade, a pauta de diretrizes das políticas de gênero do PSDB Mulher que já foi também entregue ao presidente Nacional do partido, senador Aécio Neves, na ocasião de sua campanha para a Presidência de República, ganhou adequações estaduais pelos Secretariados da Mulher do PSDB por todo o Brasil, e agora deve consolidar em prática as demandas do segmento. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin, aproveitou o dia 8 de março  para reafirmar o compromisso do Estado com as políticas de gênero. “O Dia Internacional da Mulher não pode ser mera trégua de 24 horas no cotidiano de violência que muitas enfrentam. É um dia de festejar as conquistas femininas e renovar o compromisso de lutar pelo direito de todas a uma existência plena, livre de preconceito e desigualdade todos os dias. Parabéns a todas as mulheres, especialmente as brasileiras de São Paulo”, afirmou.

O deputado Federal por São Paulo, Carlos Sampaio comemora o aumento da presença das mulheres no Congresso. “Com a consolidação da participação feminina nas eleições, a mulher ampliou ainda mais o seu espaço no cenário político brasileiro. E o PSDB valoriza o trabalho dessas brasileiras, orgulhosos em termos mais que dobrado o número de deputadas na nossa bancada federal”, declarou. Uma das prefeitas mais bem conceituadas em mandato, Bel Lorenzetti, do município de Lençóis Paulista, acredita que a perseverança das mulheres para atuar na política faz a diferença no cenário mais promissor hoje para que elas ocupem o espaço na política. “Isso ainda não tem sido proporcional a outros avanços percebidos em outras áreas da sociedade. O primeiro e maior desafio é a mulher acreditar que pode. O segundo é organizar-se para avançar”, opinou.

*Assessoria do PSDB-Mulher SP