Notícias

PSDB dá exemplo da participação feminina com cinco deputadas federais

Logo_PSDB_Mulher.jpgBrasília (DF) – A bancada feminina do PSDB na Câmara dos Deputados multiplicou de três para cinco deputadas federais. A exemplo do crescimento alcançado pelo partido, nas eleições de novembro de 2014, as tucanas chegam ao Congresso em maior número. Entre as novas parlamentares há a mais votada proporcionalmente e também uma das mais jovens do Congresso.

A bancada ganhou o reforço das estreantes Geovânia de Sá (SC), Mariana Carvalho (RO) e Shéridan de Anchieta (RR). As veteranas deputadas federais Mara Gabrilli e Bruna Furlan, ambas representantes de São Paulo, foram reeleitas.

O surgimento dessas novas lideranças expressa o interesse que a política está despertando em 51,5% da população brasileira. As estreantes Geovânia de Sá, Mariana Carvalho e Shéridan de Anchieta têm histórias singulares e rompem o eixo Rio-São Paulo.

Trajetórias

As novas parlamentares e das veteranas construíram trajetórias diferenciadas. Geovânia de Sá defende a bandeira do ensino técnico como forma de aperfeiçoamento profissional e conquista. Mariana Carvalho ingressou muito jovem na política, tanto é que está entre as mais jovens congressistas – ela tem 27 anos.

Shéridan de Anchieta teve a maior votação proporcional entre as mulheres para a Câmara dos Deputados em todo o país. Ela recebeu 14,95% dos votos válidos (35.555) em seu estado e defende a assistência às populações carentes como forma de conquista social.

Mara Gabrilli, que ficou tetraplégica após um acidente de carro, virou referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Bruna Furlan, que está no seu segundo mandato, também defende a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O PSDB é uma exceção entre as legendas partidárias, pois a frágil participação feminina no cenário político faz o Brasil amargar o 129º lugar na lista atualizada da União Interparlamentar (UIP). O estudo se refere à participação feminina no Poder Legislativo em 189 países.