Ampliado, partido reúne veteranos e novos deputados federais

congressoebcNeste domingo (1º) ocorre a posse dos deputados eleitos para a nova legislatura da Câmara dos Deputados (2015-2019). A data será marcada ainda pela eleição da Mesa Diretora, com escolha do presidente, vice-presidentes e secretários. O PSDB, que teve sua bancada ampliada de 44 para 54 deputados, será novamente o terceiro maior partido e a principal legenda de oposição da Casa.

Às 10 horas, em sessão preparatória no Plenário Ulysses Guimarães, serão proclamados os nomes dos parlamentares eleitos, que deverão firmar o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Seguindo as normas, a sessão será presidida pelo deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), que é o mais idoso entre os parlamentares com maior número de mandatos. Entre os que tomarão posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 chegam à Câmara pela primeira vez.

Após a cerimônia, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão cargos na Mesa. A eleição começa às 18 horas.

Fortalecimento

No pleito de 5 de outubro, o PSDB mostrou mais uma vez sua força em todo o país ao eleger 54 deputados federais – foi o único entre os três maiores partidos a crescer em relação à legislatura anterior – consolidando-se como a terceira maior bancada entre os 28 partidos que terão assento na Câmara. Desses, 26 são novos parlamentares, três são suplentes na bancada atual e os demais vitoriosos conquistaram a reeleição.

A bancada ganhará, a partir de domingo, reforços importantes entre novatos e veteranos: ex-prefeitos muito bem avaliados, ex-secretários de Estado e outros tantos políticos de peso que ajudaram a combater os desmandos do governo petista e lutaram por uma sociedade mais justa.

Somente São Paulo terá 14 representantes tucanos. Minas Gerais, com sete, e Goiás, com seis, são as outras duas unidades da federação com mais deputados federais eleitos pelo PSDB. Entre os eleitos estão vários campeões de votos em seus estados, nomes de destaque da política regional e consagrados políticos que retornam ao Parlamento.

Três deputados que tomarão posse no domingo pedirão licença em seguida para assumir Secretarias em seus estados: os paulistas Duarte Nogueira e Floriano Pesaro, titulares das pastas de Transportes e Desenvolvimento Social, respectivamente, darão lugar a Antonio Carlos Mendes Thame e Lobbe Neto. Já Marcio Monteiro, secretário de Fazenda em Mato Grosso do Sul, deixará o lugar para um parlamentar do Solidariedade.

Confira a lista completa dos 54 deputados do PSDB que tomarão posse no domingo:

Reeleitos

Alfredo Kaefer (PR)
Antonio Imbassahy (BA)
Bonifácio de Andrada (MG)
Bruna Furlan (SP)
Bruno Araújo (PE)
Carlos Sampaio (SP)
Domingos Sávio (MG)
Duarte Nogueira (SP)
Eduardo Barbosa (MG)
Izalci (DF)