Oposição articula ‘mutirão’ de CPIs no Congresso

Foto: George Gianni/PSDB

Os partidos de oposição, liderados pelo PSDB, DEM e PPS, intensificaram as articulações para um “mutirão” de CPIs contra o governo da presidente Dilma Rousseff. A ideia é, além de uma nova comissão para investigar irregularidades na Petrobras, tentar abrir outras para apurar operações do BNDES e a situação do setor elétrico.

Reportagem completa está no jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira (22/01).

O PSDB encomendou ao seu corpo técnico a elaboração dos requerimentos de criação das comissões, que devem começar a circular nos corredores do Legislativo na primeira semana de fevereiro. A ideia conta com simpatia de outras legendas oposicionistas, como o DEM e o PPS.

Os parlamentares de oposição argumentam que, no caso do BNDES, é preciso conhecer os contratos em que há indícios de privilégios às organizações simpáticas ao PT e que tenham financiado campanhas do partido.

Eles querem saber quais foram os critérios de seleção dos financiamentos do banco nos últimos anos. “Não pode haver sigilo de dinheiro público”, defendeu o deputado Antônio Imbassahy (BA), líder do PSDB.