Opinião

Aumento de impostos, incompetência administrativa do PT, criticam tucanos

facebook-logo-psdb (2)Sobrou para o contribuinte a fatura dos quatro anos da administração inconsequente de Dilma Rousseff, afirmaram tucanos nesta terça-feira (20), um dia após o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciar aumento de impostos para reequilibrar as contas públicas.

No Facebook, o deputado Otavio Leite (RJ) condenou a conduta do governo petista, que não adiantou as medidas impopulares durante as eleições com medo de ser expulso do Palácio do Planalto pelos eleitores.

Segundo o deputado Pinto Itamaraty (MA), a incompetência gerencial do PT atingiu o bolso dos brasileiros. “Depois de gastar mal e administrar pessimamente, os petistas passam a conta para a população, a grande prejudicada pelos desmandos desse partido”, disse o parlamentar.

A elevação de tributos, disse o deputado José Aníbal (SP), rebaixa a pouca credibilidade que a presidente ainda desfruta junto à sociedade. “O Brasil não pode levar Dilma Rousseff a sério. Ela joga na cabeça das pessoas o peso da irresponsabilidade, da desorganização das contas públicas, da gastança e da gigantesca corrupção na Petrobras e em outras áreas do governo”, afirmou o parlamentar, que criticou a conivência da petista com os vários casos de corrupção que marcaram seu primeiro mandato. “Nos capítulos corrupção e desvio de dinheiro público, pensávamos que ela seria zelosa. Estamos vendo que não é coisa nenhuma. Tudo acontece no governo sem o conhecimento dela.”

Paradeiro desconhecido – Em nota, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG),perguntou pelo paradeiro de Dilma, que atribuiu aos seus ministros a missão de anunciar as medidas amargas para organizar a economia.  Segundo ele, faltou responsabilidade à presidente durante as eleições. Focada na corrida presidencial, ela adiou medidas necessárias. “Falta também a ela coragem para olhar nos olhos dos brasileiros e reconhecer que está fazendo tudo o que se comprometeu a não fazer”, destacou. “Ao se omitir no momento do anúncio de medidas que afetarão gravemente a vida do nosso povo, a presidente parece querer terceirizar responsabilidades que são essencialmente dela”, completou o senador.

Saco de maldades

Medidas anunciadas para reparar danos da gestão petista aos cofres públicos

– Aumento de 9,75% para 11,75% nas alíquotas do PIS/Cofins (imposto sobre produtos importados);

– Elevação de 1,5% para 3% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide sobre todas as operações de crédito para o consumidor;

– Aumento da alíquota de importação de 9,25% para 11,75%;

– Equiparação da incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cosméticos nos setores atacadista e industrial.

Do Portal do PSDB na Câmara