Notícias

Tucanas elogiam defesa do Papa à amamentação em lugares públicos

papafrancisco-300x212Brasília (DF) – A defesa que o Papa Francisco fez do aleitamento materno durante o batizado coletivo de 33 bebês, no último dia 11, foi elogiada por mulheres do mundo inteiro, segundo matéria publicada na edição desta segunda-feira (12), em O Globo.

O PSDB Mulher Nacional não poderia ficar alheio a essa manifestação de reconhecimento da importância da amamentação por parte da Igreja Católica, aplaudindo a posição do Papa que foi firme em sua posição ao dizer – Vocês mães dão leite às suas crianças e mesmo agora, se eles chorarem por estarem com fome, amamente-os, não se preocupem –, saindo do texto previsto para sua homilia, que continha a frase “dar leite a eles” mas que ele modificou para o termo italiano “allattateli”, que significa “amamentar”.

Para Solange Jurema, presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, a postura do sumo pontífice, é uma vitória contra o puritanismo que sempre envolveu o aleitamento em locais públicos, como se amamentar fosse um ato vergonhoso e não a melhor opção nutricional para o bebê. “O Papa Francisco vem se revelando um transformador que, nesses tempos sombrios em que alguns fanáticos invocam o nome de Deus para sufocar liberdades essenciais à democracia, usa o púlpito para, com delicadeza e sensibilidade, desoprimir a mulher que alimenta seu bebê em locais públicos”.

Thelma de Oliveira, vice-presidente do PSDB Mulher, também comemorou o pronunciamento do Papa e destacou: “Todas sabemos da importância da amamentação para a nutrição física dos bebês e, tão importante quanto, para a formação do elo entre mãe e filho. Nem sempre é possível esperar até chegar a um local privado para alimentar uma criança que chora sem parar, a partir de agora as mães que amamentarem em público terão com elas a chancela da Igreja Católica. Parece pouco, mas só quem passou pelo constrangimento dos olhares de reprovação, ou mesmo ouviu comentários grosseiros, sabe o que mudou”.

Para saber mais sobre a repercussão do pronunciamento do Papa Francisco entre as mulheres, clique aqui.