Notícias

Tucano alerta sobre a falta de incentivos à inovação no Brasil

industrial__leo_reynoldsO senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou, nesta quinta-feira (08/01), no seu perfil no Facebook a falta de incentivos para o empresariado nacional. O tucano se referiu à pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial em 44 países que põe o Brasil entre os últimos colocados no ranking mundial. Para o parlamentar, as dificuldades são claras.

“Fatores como a burocracia, a falta de mão de obra qualificada e elevados tributos e custos de produção foram apontados como algumas das principais dificuldades, segundo os empresários brasileiros”, afirmou o senador.

O Brasil está na última posição no quesito inovação de um ranking inédito, composto por 44 países, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. Levantamento que será divulgado nesta quinta-feira pelo Fórum mostra que apenas 6% dos empreendedores brasileiros estão investindo para oferecer inovação em produtos ou serviços, atrás de nações como Argentina (29%), México (22%) e Uganda (12%).

No topo da lista dos países mais inovadores estão Chile (54,6%), Dinamarca (46%), África do Sul (40%) e Colômbia, com um porcentual de 38,2%.

A pesquisa é resultado da análise combinada de dados do indicador de competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia 144 economias, e do monitor global de empreendedorismo, que considera 70 países, e que é elaborado por um consórcio de universidades. Para a elaboração do estudo foram analisados os resultados de cinco anos de ambas as pesquisas, o que restringiu o tamanho da amostra a apenas 44 países, já que nem todos haviam sido avaliados nos anos requisitados.

*Rede45