Notícias

Dos países emergentes, Dilma está entre os piores líderes

dilma-abrA consultoria britânica Trusted Sources, especializada em mercados emergentes, mostra um estudo em que é avaliado o ímpeto reformista de sete líderes de países em desenvolvimento. Nele, a presidente  Dilma Rousseff aparece em quinto lugar, melhor apenas que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Reportagem completa está na revista Exame e pode ser lida aqui.

A consultoria atribuiu nota para os chefes de governo, variando de +2 a -2, e vai atualizar essas avaliações a cada dois meses. Nessa primeira etapa, Dilma obteve nota -1,5.

O capítulo sobre o Brasil, intitulado “A verdadeira Dilma poderia por favor se levantar?”, afirma que as políticas econômicas heterodoxas da presidente, juntamente com condições externas adversas, levaram o país para a recessão.

A análise chama atenção ainda para o escândalo da Petrobras, que pode afetar a popularidade de presidente, que por vários anos comandou o conselho de administração da companhia.

O país mais promissor no ranking de ímpeto reformista da Trusted Sources é a Índia, comandada por Narendra Modi, com uma nota +1,5. Em seguida aparece a Indonésia, do presidente Joko Widodo (também nota +1,5), seguida pela China, de Xi Jinping (+1). O México é o quarto do ranking, com o presidente Enrique Peña Nieto recebendo uma nota +1.

*Rede45