Notícias

PSDB aprova medida que acaba com sigilo bancário de partidos

carlos-sampaio-foto-george-gianni-psdb-O coordenador jurídico nacional do PSDB, deputado federal Carlos Sampaio (SP), elogiou a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que acaba com o sigilo bancário dos partidos políticos e disse que os tucanos deverão votar a favor da medida no Congresso Nacional. Em entrevista à Rádio Estadão, na tarde desta segunda-feira (5jan), Sampaio disse que “a medida adotada pelo presidente do TSE vai ao encontro de tudo aquilo que a população aguarda: transparência”.

 

“O dinheiro que vai para o partido é uma parte do dinheiro que vai para a União. Ou seja, é dinheiro púbico. Portanto, nada mais lógico que se dar publicidade dos gastos feitos com esse dinheiro público. Foi uma medida acertada do presidente do TSE, Dias Tofolli, e que merece aplauso”, afirmou Sampaio.

 

O parlamentar também disse que, como membro da CPMI da Petrobras e autor do relatório paralelo da comissão, fez constar no documento a questão das doações, de origem ilícitas, feitas a partidos políticos. Segundo Sampaio, “as investigações da Operação Lava-Jato deixaram claro que parte da propina paga por empresas contratadas pela Petrobras abasteceu o caixa do PT. Portanto, essa transparência prevista na resolução do ministro Tofolli vem em boa hora e tende a impedir que práticas ilegais como essas se repitam”.

 

Ainda segundo Sampaio, as manobras contábeis dos partidos também serão combatidas com a nova medida do TSE. “Você tem, no mínimo, um efeito inibitório para o gestor das contas do partido. Reitero que essa medida é muito bem-vinda. O PSDB Nacional recebe com muito bons olhos e o próprio senador e presidente do partido, Aécio Neves, aplaudiu a decisão do ministro Tofolli”, disse.