Notícias

Criação de empregos cai 82% em novembro, e mês tem pior desempenho desde 2008

carteiradetrabalho2Brasília – O Brasil abriu 8.381 vagas de emprego em novembro – o pior desempenho para o mês desde 2008 e um recuo de 82,35% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado nesta quinta-feira (18). O levantamento constatou também que a criação de empregos para todo o ano é a pior já registrada desde 2003, o primeiro ano do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Construção, indústria e agricultura em baixa
Os segmentos de construção civil, indústria de transformação e agricultura puxaram para baixo os números do emprego: nas três áreas, o saldo entre contratações e demissões é negativo. A combinação entre serviço e comércio deixou o balanço geral positivo, mas com os números pequenos.

O presidente do Núcleo Sindical do PSDB, deputado estadual Ramalho da Construção (SP), cita que os erros do governo de Dilma Rousseff para a infraestrutura são determinantes para o mau desempenho.

“Há um grande cemitério de obras paradas que se espalha por todo o país. Em muitas, o único trabalhador que lá está é o vigia, encarregado de tomar conta do que restou. Com isso, existe uma diminuição nas contratações e também um efeito de mais longo prazo, que é a falta de preparação para que as empresas cresçam”, apontou.

O tucano acrescentou que o governo do PT levou o Brasil a um quadro de falta de credibilidade: “com a economia do jeito que está, quem acredita no Brasil? Temos um crescimento que beira o zero e juros na casa dos dois dígitos. Para muitos, é mais negócio deixar o dinheiro parado na poupança do que investir”.

Ramalho disse também que os números do desemprego podem ser ainda maiores, por conta da informalidade, muito comum em diversos setores e que pode distorcer algumas estatísticas.