Notícias

Acionistas dos EUA processam Petrobras por fraude

petrobras3Reportagem do jornal O Globo desta terça-feira (9) revela que o escritório de advocacia Wolf Popper LLP entrou com ação coletiva em Nova York contra a Petrobras, alegando que a empresa divulgou informações falsas e omitiu “esquema multibilionário de corrupção, suborno e lavagem de dinheiro que existe na companhia desde 2006”.

A ação alega que a companhia violou artigos da Securities Exchange Act, legislação que rege as companhias de capital aberto nos EUA.

A petrolífera pode ter que ajustar as demonstrações financeiras passadas, inclusive reconhecendo que houve superfaturamento de contratos. De acordo com a reportagem, o escritório indica que os ADRs da Petrobras caíram de US$ 19,38 no início de setembro desse ano, para US$ 10,50 no final de novembro. Uma queda de 46%.

O grupo representa aqueles que compraram recibos de ações da petrolífera (ADRs – American Depositary Receipts) negociados na Bolsa de Nova York entre 20 de maio de 2010 e 21 de novembro de 2014. A ação aponta que a companhia violou artigos da Securities Exchange Act, legislação que rege empresas de capital aberto nos EUA.

O jornal também revela que a estatal é acusada de ter exagerado o valor de suas propriedades, fábricas e equipamentos em seu balanço, por conta do superfaturamento de contratos para pagamentos de subornos.

Para analistas ouvidos pelo Globo, pode ser o começo de enxurrada de questionamentos na Justiça americana por investidores que se sentiram lesados pelos escândalos. As ações da Petrobras caíram 28,3% este ano, perda maior do que a registrada por outras petrolíferas, como Chevron e Exxon Mobil.

Da Liderança do PSDB no Senado