Notícias

Bancada feminina na Câmara aumenta na próxima legislatura

Brasília (DF) – Embora o Brasil ainda amargue o 129º lugar na lista atualizada da União Interparlamentar (UIP), sobre a participação feminina no Poder Legislativo em 189 países, o PSDB aumentou sua bancada feminina na Câmara dos Deputados para a próxima legislatura. Das cinco deputadas que tomarão posse em 2015, três são novatas e mereceram perfil de apresentação no Diário Tucano, informativo do PSDB na Câmara. Há muito por fazer, até chegarmos à paridade representativa que os 51,5% de mulheres na população brasileira exigiriam, chegaremos lá.

 

Deputada eleita Geovânia de Sá

Deputada eleita Geovânia de Sá

Geovânia de Sá continuará trabalho em prol do desenvolvimento social

A deputada eleita Geovânia de Sá (SC) é natural de Criciúma, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Sua estreia na política foi em 2009, na chefia da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Em 2012 foi eleita a vereadora mais votada da história da sua cidade natal. Posteriormente assumiu a Secretaria de Saúde.

A tucana tem a defesa da família como uma de suas principais bandeiras. Além das inúmeras ações sociais que promoveu como secretária municipal, apresentou diversas propostas como vereadora. Entre elas, tornou-se lei a que estabeleceu o caráter permanente do Conselho Municipal da Mulher de Criciúma.

Entre as outras propostas de Geovânia aprovadas pela Câmara Municipal estão a que dispõe sobre a divulgação no site do Poder Executivo Municipal de informações e imagens acerca do desaparecimento de crianças, jovens e adultos residentes no município; e a que inclui no calendário oficial da cidade a tradicional Festa de Missão, promovida pela igreja evangélica.

Geovânia defende a expansão de cursos técnicos para formação de mão de obra qualificada e uma repactuação entre os entes federados para que haja maior participação da União na alocação de recursos para áreas como a Saúde.

A tucana continuará sua luta pelo fortalecimento do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, que atende Criciúma e toda a região próxima. Defende ainda uma revisão do fator previdenciário para que os aposentados possam ser beneficiados. Além disso, pretende destinar recursos para o desenvolvimento da infraestrutura da região Sul de seu estado.

Com carreira política baseada no município de Criciúma, tucana tem um legado de conquistas em prol da população do estado. Entre suas bandeiras, estão o incentivo à qualificação de mão de obra.

 

Deputada eleita Mariana Carvalho

Deputada eleita Mariana Carvalho

Trabalho de Mariana Carvalho é cada vez mais reconhecido em Rondônia

Mariana Carvalho (RO) se tornou um fenômeno nas urnas em Rondônia. Da campanha para vereadora em 2008, quando obteve 1.829 votos, ela viu o seu eleitorado pular para 41.673 em 2012 na disputa pela prefeitura da capital. Na época a tucana não foi para o segundo turno por apenas 1% dos votos. Neste ano, Mariana ampliou ainda mais a confiança dos rondonienses, que deram a ela 60.324 votos.

Com esse desempenho, ela se tornou campeã de sua coligação e a terceira colocada no quadro geral da disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, com somente mil votos a menos que a primeira colocada.

Com apenas 27 anos, a tucana recebeu votos em todos os municípios do estado. A jovem parlamentar é considerada símbolo da nova política em sua região. Formada em Medicina e em Direito, Mariana foi presidente estadual do PSDB-Jovem antes mesmo de ser eleita vereadora, aos 21 anos, em 2008.

Como vereadora, elaborou importantes leis, como a da Ficha Limpa do Serviço Público de Porto Velho. A matéria proibiu a contratação, pelo Executivo ou Legislativo, de quem cometeu crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, o patrimônio público e privado, o sistema financeiro e o mercado de capitais, entre outros.

A tucana foi a responsável ainda pela lei que disciplina o horário de obras em ruas movimentadas. Pela sua proposta, a prefeitura só poderá realizar obras em ruas com grande fluxo de veículos e pedestres no horário noturno ou em finais de semana e feriados. O objetivo da regra é evitar transtornos para a população. No Congresso Nacional Mariana vai continuar sua exitosa luta por mais desenvolvimento para Rondônia e por um Brasil melhor.

Jovem política se formou em Medicina e em Direito. Vereadora na capital do seu estado, foi votada em todos os municípios de Rondônia na exitosa disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados.

 

Deputada eleita Shéridan de Anchieta

Deputada eleita Shéridan de Anchieta

Shéridan é a deputada federal eleita com maior votação proporcional no país

Shéridan de Anchieta (RR) foi a deputada eleita com a maior votação proporcional entre as mulheres para a Câmara dos Deputados em todo o país. Ela recebeu 14,95% dos votos válidos (35.555) em seu estado. Natural de Boa Vista, tem 30 anos e se formou em Psicologia. Foi secretária da Promoção Humana durante seis anos e pretende dar continuidade a seu trabalho em prol do social, agora para todo o Brasil.

Logo após a apuração dos votos, a deputada eleita usou o seu perfil no Facebook para agradecer o apoio popular recebido, o qual prometeu honrar com muito trabalho. A atuação de Shéridan na Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento garantiu a confiança do eleitorado roraimense em seu trabalho. Ações voltadas para os deficientes e idosos tiveram destaque fundamental durante sua gestão.

É o caso do programa Rede Viva, coordenado pela pasta, que concentra serviços especializados para atender aos mais diferentes públicos. Prioriza a atenção às pessoas com deficiência, indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram os seus direitos violados, proporcionando o acesso a serviços disponíveis na rede estadual de saúde, educação e assistência social.

Shéridan criou ainda o Encontro de Mulheres rurais para ouvir e ajudar aquelas que vivem no interior. No projeto, elas tiravam documentos, faziam oficinas de capacitação e cuidavam da saúde. A futura parlamentar pretende continuar defendendo as mulheres do campo e as pessoas com deficiência no Congresso Nacional. “Amor por Roraima” foi o lema de sua exitosa campanha.

“Tenham certeza de que vou honrar cada um dos mais de 35 mil votos, trabalhando muito por nosso estado e por nossa gente. Vou ser a deputada federal que orgulha seu povo, podem confiar”, escreveu a tucana em seu perfil no Facebook após a apuração das urnas, em 5 de outubro.

*Perfis publicados originalmente na edição desta terça-feira (04) do Diário Tucano